Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosAurélioFormigaCabral.pdf482,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos potenciais terapêuticos do veneno da serpente Bothrops jararaca
Autor(es): Cabral, Marcos Aurelio Formiga
Orientador(es): Zanotta, Lanuse Caixeta
Assunto: Venenos
Peptídeos
Fosfolipase A2
Cobra venenosa
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 4-Ago-2011
Referência: CABRAL, Marcos Aurelio Formiga. Estudo dos potenciais terapêuticos do veneno da serpente Bothrops jararaca. 2011. 25 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Responsável por cerca de 90% dos casos de acidentes ofídicos em humanos no Brasil, a peçonha da serpente Bothrops jararaca apresenta uma complexa mistura de enzimas, proteínas e peptídeos que possuem, entre outros, efeitos proteolíticos, procoagulantes e hemorrágicos, sendo os efeitos clínicos mais observados: os distúrbios homeostáticos e os sinais locais como edemas, hemorragias e necroses. A enzima conversora da angiotensina (ECA) passou a ser alvo da indústria farmacêutica, após sua caracterização em 1956, com o objetivo de desenvolver, em princípio, drogas anti-hipertensivas e, mais tarde, explorar outros potenciais terapêuticos das moléculas isoladas do veneno de serpentes do gênero Bothrops. Esse trabalho consiste em um estudo bibliográfico das principais características físicas das serpentes desse gênero, dos acidentes ofídicos e seus efeitos clínicos, da descrição dos principais componentes da peçonha, como as Fosfolipases A2 (FLA2), os Peptídeos Potenciadores da Bradicinina (BPPs) e a metaloprotease conhecida por Jararagina. Tem como objetivo principal buscar na literatura estudos que evidenciaram os efeitos terapêuticos de substâncias presentes no veneno botrópico, entre eles a eficácia da jararagina quanto à inibição da progressão de células de melanoma, os efeitos observados do veneno botrópico sobre as formas promastigostas de Leishmania spp e o desenvolvimento do fármaco antihipertensivo a partir do isolamento da ECA, o captopril.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons