Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17651
Título: | Estudo bibliométrico das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Rocha, Sheila Giovana Morais |
Orientador(es): | Araújo Júnior, Rogério Henrique de |
Assunto: | Bibliometria Monografias Fontes de informação Biblioteconomia |
Data de apresentação: | 14-Dez-2016 |
Data de publicação: | 3-Ago-2017 |
Referência: | ROCHA, Sheila Giovana Morais. Estudo bibliométrico das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 2016. 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Apresenta uma análise dos temas mais recorrentes nas monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Objetiva estudar a base de monografias do curso, para identificar os temas e orientadores dos trabalhos, a fim de traçar o perfil de pesquisa dos alunos. Discorre, na revisão de literatura, sobre os trabalhos de monografia, a evolução da biblioteconomia no Brasil e a bibliometria. Propõe um modelo de classificação de temas em biblioteconomia baseado na tabela de classificação da Library and Information Science Abstracts e nas diretrizes curriculares do curso de biblioteconomia do Conselho Nacional de Educação. A metodologia de pesquisa parte do modelo de temas criado para efetuar a classificação de todas as monografias de biblioteconomia presentes na Biblioteca Digital de Monografias da UnB. Compila as informações obtidas através da extração dos metadados das monografias disponíveis na BDM. Traça um panorama da distribuição de monografias por professor, assim como da relação entre os temas do modelo proposto e os professores orientadores. Os resultados alcançados mostram que a classe com maior número de trabalhos foi usos e usuários da informação, e a com menor quantidade foi gestão da propriedade intelectual. Conclui que os temas mais adotados pelos formandos em biblioteconomia para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso são relacionados a estudos de usuários e comportamento informacional. Os resultados alcançados demonstram que as distribuições das monografias corroboram o padrão sugerido pelas leis da bibliometria. |
Abstract: | This paper presents an analysis of the most recurrent themes in the monographs of the librarianship course in University of Brasília. It aims to study the data base of monographs from the course, to identify its themes and professors, in order to outline the research profile of the students. In the literature review, it discusses about the monographs, the evolution of librarianship in Brazil and bibliometrics. Proposes a themes classification model in librarianship based on the classification table of the Library and Information Science Abstracts and the curricular guidelines for librarianship of the National Council of Education from Brazil. The research methodology is based on the theme model created to classify all the librarianship monographs present in the Digital Library of Monographs of UnB. Compiles the information obtained by extracting the metadata from the monographs available in the BDM. Traces an overview of the distribution of monographs per professor, as well as the relation between the themes from the proposed model and the guiding professor. The results obtained show that the class with the highest number of works were uses and users of information, and the smallest amount was management of intellectual property. Concludes that the main subjects adopted by the graduates in librarianship for the development of their course completion works are related to studies of users and informational behavior. The results show that the distributions of the monographs corroborate the pattern suggested by the laws of bibliometrics. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons