Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TassianeDiasFigueiro_tcc.pdf4,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Meu mundo através da arte : a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos / as alunos / as
Autor(es): Figueiró, Tassiane Dias
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação
Letramento
Adolescentes
Adolescentes - identidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: FIGUEIRÓ, Tassiane Dias. Meu mundo através da arte: a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos/as alunos/as. 2015. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar traços e nuances de identidades dos alunos de uma turma de nono ano de uma escola pública de Samambaia-DF através de entrevistas socioculturais realizadas com eles e com seus familiares. Também visa relacionar esses traços de identidades com as leituras de imagens que estes alunos realizam nas aulas de artes. Trata-se de uma pesquisa sobre as crises de identidade e conflitos sociais e culturais que surgem no interior das facetas identitárias, ideológicas e reflexivas dos adolescentes gerados pela experiência vivida por eles no seu ambiente familiar, escolar e comunitário. Busca-se aliar essa rica e vasta experiência de vida ao aprendizado do aluno, de modo a apontar possíveis caminhos metodológicos que podem ser utilizados por outros professores nas escolas. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico que tem como principais pressupostos teóricos a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, os estudos sobre educação de Paulo Freire, os PCNs e os estudos sobre identidade de Stuart Hall.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons