Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GilsonCezarPereira_tcc.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorgosinho, Isabel Cristina-
dc.contributor.authorPereira, Gilson Cezar-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gilson Cezar. Letramentos artístico e corporal: desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeira. 2015. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, objeto de pesquisa investigativa realizada na Escola Parque Anísio Teixeira, tem como abordagem principal de que modo a prática de atividades nas aulas de Artes ministradas em forma de oficinas, especialmente as de teatro, contribuem para a consolidação de letramento artístico e corporal dos estudantes. Propõe uma reflexão sobre a importância das escolas parque não só para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, mas para todo o público desta modalidade de ensino. Apresenta de forma superficial como são ministradas as aulas de artes na instituição em questão, e de forma mais direcionada como são ministradas as oficinas de teatro, assim como de que modo são desenvolvidas as atividades as quais contribuem para que os letramentos pesquisados se efetivem. A observação foi realizada no âmbito da Escola Parque Anísio Teixeira, tendo participado da coleta de dados estudantes e professores da referida escola. Haja vista a falta de espaços adequados, tempo reduzido de aulas e a burocracia formal da educação no ensino regular, observou-se que tais letramentos se concretizam nesta modalidade de educação, possibilitando uma formação cultural e integral dos estudantes. No que se refere à atuação do professor, as possibilidades de flexibilização dos conteúdos e das práticas pedagógicas favorecem uma construção compartilhada de saberes, bem como uma relação diferente da vivenciada no ensino regular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação artísticapt_BR
dc.subject.keywordLetramento artístico e corporalpt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas parquept_BR
dc.titleLetramentos artístico e corporal : desenvolvendo uma compreensão leitora a partir das oficinas ministradas na Escola Parque Anísio Teixeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T19:03:39Z-
dc.date.available2017-08-03T19:03:39Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17646-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons