Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17642
Título: | Princípios religiosos e o contexto organizacional em uma rede ensino cristã fundamentalista : caso Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA) |
Autor(es): | Novaes, Arthur de Oliveira |
Orientador(es): | Costa, Caio César de Medeiros |
Assunto: | Fundamentalismo religioso Religião Ensino religioso escolar Educação |
Data de apresentação: | 21-Jun-2017 |
Data de publicação: | 3-Ago-2017 |
Referência: | NOVAES, Arthur de Oliveira. Princípios religiosos e o contexto organizacional em uma rede ensino cristã fundamentalista: caso Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA). 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo analisar quais são as influências que os valores de uma denominação fundamentalista exerce sobre suas escolas. Para tanto, determinou-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia como denominação a ser analisada e para coleta de dados escolheu-se a maior escola adventista do Distrito Federal, Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA). Depois de uma explanação para definir corretamente o que é fundamentalismo segundo a literatura acadêmica, serão apresentados várias maneiras de como os princípios religiosos estão presentes na instituição estudada. Nessa investigação foi utilizado o método da pesquisa qualitativa, e o instrumento, além da observação, foi a entrevista semiestruturada. Através da análise de dados ficou evidenciado que mesmo se tratando de organizações separadas juridicamente, igreja e escola, é impossível separá-las administrativamente, ideologicamente e socialmente. A influência da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) atinge todos os níveis organizacionais da escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons