Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ArthurdeOliveiraNovaes_tcc.pdf762,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Princípios religiosos e o contexto organizacional em uma rede ensino cristã fundamentalista : caso Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA)
Autor(es): Novaes, Arthur de Oliveira
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Fundamentalismo religioso
Religião
Ensino religioso escolar
Educação
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: NOVAES, Arthur de Oliveira. Princípios religiosos e o contexto organizacional em uma rede ensino cristã fundamentalista: caso Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA). 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar quais são as influências que os valores de uma denominação fundamentalista exerce sobre suas escolas. Para tanto, determinou-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia como denominação a ser analisada e para coleta de dados escolheu-se a maior escola adventista do Distrito Federal, Colégio Adventista Milton Afonso (CEAMA). Depois de uma explanação para definir corretamente o que é fundamentalismo segundo a literatura acadêmica, serão apresentados várias maneiras de como os princípios religiosos estão presentes na instituição estudada. Nessa investigação foi utilizado o método da pesquisa qualitativa, e o instrumento, além da observação, foi a entrevista semiestruturada. Através da análise de dados ficou evidenciado que mesmo se tratando de organizações separadas juridicamente, igreja e escola, é impossível separá-las administrativamente, ideologicamente e socialmente. A influência da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) atinge todos os níveis organizacionais da escola.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons