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https://bdm.unb.br/handle/10483/1764
Título: | Lixo : uma ferramenta para educação ambiental no ensino fundamental |
Autor(es): | Cândido, Susanne de Lima |
Orientador(es): | Neves, Anne Caroline Dias |
Assunto: | Educação ambiental Resíduos sólidos Consciência ambiental |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 4-Ago-2011 |
Referência: | CÂNDIDO, Susanne de Lima. Lixo: uma ferramenta para educação ambiental no ensino fundamental. 2011. 20 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | O propósito central deste trabalho foi alertar para a importância da Educação Ambiental de crianças do Ensino Fundamental em sua formação social e construção de valores. A sociedade atual exige um cidadão participativo, consciente e responsável no seu modo de vida, uma vez que sua maneira de viver irresponsável e o consumo exagerado têm causado a insustentabilidade do planeta. Especifica-se, o acúmulo de lixo que é um problema ambiental que assola a sociedade contemporânea. No Distrito Federal não existe uma política de reaproveitamento dos resíduos sólidos nem mesmo coleta seletiva efetiva e destinação correta para tais resíduos. Catadores independentes recolhem materiais recicláveis em Brasília e em suas regiões administrativas. O Educador deve entender sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos e construir com os alunos uma visão crítica sobre necessidade da preservação ambiental bem como a viabilidade de reaproveitar social e economicamente tais resíduos. A questão ambiental é um problema atual e deve ser resolvido ou amenizado rapidamente a fim de preservar a vida na Terra. Desta forma é posicionada a educação como um instrumento de formação da consciência ecológica do cidadão. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1764 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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