Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1764
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SusannedeLimaCandido.pdf92,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lixo : uma ferramenta para educação ambiental no ensino fundamental
Autor(es): Cândido, Susanne de Lima
Orientador(es): Neves, Anne Caroline Dias
Assunto: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Consciência ambiental
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 4-Ago-2011
Referência: CÂNDIDO, Susanne de Lima. Lixo: uma ferramenta para educação ambiental no ensino fundamental. 2011. 20 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O propósito central deste trabalho foi alertar para a importância da Educação Ambiental de crianças do Ensino Fundamental em sua formação social e construção de valores. A sociedade atual exige um cidadão participativo, consciente e responsável no seu modo de vida, uma vez que sua maneira de viver irresponsável e o consumo exagerado têm causado a insustentabilidade do planeta. Especifica-se, o acúmulo de lixo que é um problema ambiental que assola a sociedade contemporânea. No Distrito Federal não existe uma política de reaproveitamento dos resíduos sólidos nem mesmo coleta seletiva efetiva e destinação correta para tais resíduos. Catadores independentes recolhem materiais recicláveis em Brasília e em suas regiões administrativas. O Educador deve entender sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos e construir com os alunos uma visão crítica sobre necessidade da preservação ambiental bem como a viabilidade de reaproveitar social e economicamente tais resíduos. A questão ambiental é um problema atual e deve ser resolvido ou amenizado rapidamente a fim de preservar a vida na Terra. Desta forma é posicionada a educação como um instrumento de formação da consciência ecológica do cidadão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons