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Título: Modelo de distribuição de vendas para uma empresa de grande porte
Autor(es): Souza, José Guilherme Diel de
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Distribuição física de bens
Vendas
Administração de vendas
Empresas
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: SOUZA, José Guilherme Diel de. Modelo de distribuição de vendas para uma empresa de grande porte. 2016. x, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No cenário atual, a rapidez da dinâmica de mercado exige cada vez mais a rápida tomada de decisão e excelente utilização dos recursos para obtenção de vantagem competitiva. Nessa linha, o contato com os consumidores ganha importância na coleta, divulgação e compartilhamento de informações, e, consequentemente, o papel da área comercial na administração das vendas e força de vendas se destaca no estreitamento deste laço organização-consumidor. A quantidade de visitas aos clientes, o tempo entre cada visita e os recursos utilizados para realização das visitas são indicadores que devem ser acompanhados para obtenção da vantagem competitiva e todos estes indicadores estão diretamente relacionados à decisão da distribuição da força de vendas no território. Este trabalho analisa a aplicação de um modelo matemático para distribuição de vendedores no território e elaboração das suas rotas em uma empresa de grande porte. Para tal, analisa a qualidade da distribuição e das rotas geradas através do balanceamento de atributos, espaços geográficos, continuidade de território e unicidade.
Abstract: In the current scenario, the rapidity of market dynamics increasingly requires rapid decision-making and excellent use of resources to gain competitive advantage. In this line, the contact with the consumers outstands in the collection, dissemination and sharing of information and, consequently, the role of the commercial area in sales administration and sales force stands out in the narrowing of this organization-consumer tie. The number of visits to clients, the time between each visit and the resources used to carry out the visits are indicators that must be followed to obtain the competitive advantage and all these indicators are directly related to the decision of the distribution of the sales force in the territory. This paper analyzes the application of a mathematical model for alignment of salespeople in the territory and elaboration of its routes in a large company. To this end, it analyzes the quality of the distribution and the routes generated through the balancing of attributes, geographic spaces, territory continuity and uniqueness.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
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