Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EulinaPinhoMourao_tcc.pdf3,48 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuazina, Liziane Soares-
dc.contributor.authorMourão, Eulina Pinho-
dc.identifier.citationMOURÃO, Eulina Pinho. (Re)construção de imagem em momento de crise: um estudo de caso sobre a Samarco no desastre de Mariana. 2016. 132 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é compreender, através de um estudo de caso, quais as estratégias utilizadas pela empresa Samarco, no ambiente online, para tentar reconstruir sua imagem. A análise é realizada durante a crise instalada na empresa após o desastre ambiental em Mariana, causado pelo rompimento de uma das suas barragens. Do ponto de vista teórico, o trabalho foi desenvolvido com base nos conceitos de construção de imagem, Comunicação Organizacional e Gerenciamento de Crises. O estudo também conta com a contribuição dos discursos sobre Redes Sociais e Comunicação Mediada por Computador. Quanto à metodologia, foram monitorados os três principais canais da empresa, sendo eles: Facebook, Youtube e Site, além disso, como complemento do tema, alguns canais de notícias. No segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o ICMbio e com a Samarco. Durante a crise que a empresa passa, a Comunicação pode ser considerada como uma grande força, tanto na reconstrução de sua imagem, quanto na divulgação dos trabalhos que realizam. Porém, o tempo é sua principal incógnita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConstrução de imagempt_BR
dc.subject.keywordImagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordSamarco Mineração S.Apt_BR
dc.title(Re)construção de imagem em momento de crise : um estudo de caso sobre a Samarco no desastre de Marianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T13:33:47Z-
dc.date.available2017-08-03T13:33:47Z-
dc.date.submitted2016-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17621-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to comprehend, through a case study, the positioning strategies used in the online environment by the company Samarco, in an attempt to reconstruct the image, during the generated crisis after the environmental disaster in Mariana, caused by the collapse of one of its dams. From the theoretical point of view, this paper was conducted based in the concepts of image construction through Organizational Communication and Crisis management. There was also the contribution of the discourses on Social Media and Computer Mediated Communication. For the methodology, in a first moment, it was monitored the Samarco fanpage on Facebook, the company’s youtube Channel, its website and other news channels. After it, Semi-structured interviews with ICMbio and Samarco were conducted. It was noticed that the initial actions of the company do not correspond to what is indicated by the specialists in Crisis Management and, even after a change of positions and the new behavior adopted by the Communication sector, in order to assist the whole process of repairing the damages caused, the interaction with the users in the online environment still have issues. It is also noticed that environmental agencies still state that all that occurred could have been avoided. Currently, Communication seems to be considered as the Company’s greatest strength in the reconstruction of the image and in the dissemination of the work realized by them. However, time is their main uncertainty.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons