Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RiannaCarvalhoMoraes.pdf414,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De que SUS estamos falando? : um olhar sobre as percepções da mídia impressa do Distrito Federal, no ano de 2016
Autor(es): Moraes, Rianna Carvalho
Orientador(es): Mendonça, Ana Valéria Machado
Coorientador(es): Costa, Mariella Silva de Oliveira
Assunto: Distrito Federal (DF) - saúde pública
Comunicação na saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: MORAES, Rianna Carvalho. De que SUS estamos falando?: um olhar sobre as percepções da mídia impressa do Distrito Federal, no ano de 2016. 2017. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores sistemas público de saúde do mundo, e apesar de alguns problemas e dificuldades, oferece a todo cidadão o acesso integral, universal e gratuito a ações e serviços de saúde, desde procedimentos ambulatoriais simples até atendimentos de alta complexidade. Porém, produções midiáticas descontextualizadas podem influenciar diretamente na construção da realidade e constituição simbólica do SUS, produzindo sentidos de não pertença e não atuando no empoderamento da sociedade em relação a seus direitos. O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de textos produzidos e divulgados diariamente pela mídia escrita da capital do país, o conteúdo existente sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2016. Para isso, analisou-se o jornal de maior circulação no Distrito Federal, Correio Braziliense (CB). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa de caráter documental, em que foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Os achados apontam para o desconhecimento, por parte dos profissionais da comunicação, da abrangência e da real dimensão do Sistema Único de Saúde enquanto uma forte e importante política pública de saúde. É urgente a construção de discussões baseadas nos princípios, diretrizes, serviços, ações, propostas e estrutura do SUS a fim de engajar socialmente os usuários deste sistema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons