Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_UesleiAlexandredosAnjosVigilato.pdf335,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias educacionais, públicas e privadas que podem contribuir para que a meta do desenvolvimento sustentável seja alcançada no Brasil
Autor(es): Vigilato, Ueslei Alexandre dos Anjos
Orientador(es): Siqueira, Fernanda Gomes
Assunto: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Consciência ambiental
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 4-Ago-2011
Referência: VIGILATO, Ueslei Alexandre dos Anjos. Estratégias educacionais, públicas e privadas que podem contribuir para que a meta do desenvolvimento sustentável seja alcançada no Brasil. 2011. 35 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O desenvolvimento sustentável desponta como opção para tentar diminuir os danos ambientais, de maneira que haja sustentabilidade ecológica com crescimento econômico e social. Para isso, um fator importantíssimo na busca pela sustentabilidade é o investimento em educação em todos os setores da sociedade. Assim, este artigo sintetiza a pesquisa sobre a influência da educação na construção do desenvolvimento sustentável, procurando demonstrar como a educação pode provocar mudanças de comportamentos, de atitudes, que conduzam as pessoas e o governo a participarem mais ativamente das questões e problemas sociais. Este busca demonstrar como o processo educacional é essencial para o planejamento governamental, pois auxilia o governo na tomada de decisões e esclarece onde os recursos investidos surtirão efeitos mais benéficos ao desenvolvimento sustentável. Além disso, procura explicar como o conhecimento gerado pelo processo educacional também pode contribuir com as empresas e as Organizações Não-Governamentais na montagem de suas diretrizes de trabalho, de forma que estas tenham uma base ética e responsável com o meio ambiente. Outro aspecto pesquisado é a influência da educação no meio social. A pesquisa revela como a educação pode refletir de maneira eficaz na mudança de comportamento, na aquisição de valores, na motivação e sensibilização das pessoas a participarem ativamente das questões e discussões relativas ao desenvolvimento sustentável. Também explica como o desenvolvimento sustentável pode ser avaliado, ou seja, descreve como o governo pode medir se as ações e planejamentos realizados estão surtindo os efeitos esperados. Assim, através do exposto nesta revisão, procura-se descrever como a educação pode ser um dos pilares de sustentação deste novo paradigma, revelando a importância de se dar continuidade ao processo de expansão educacional, para que as ações, discussões e planejamentos a serem realizados tenham uma base sólida que consiga mobilizar e instruir todos os setores da sociedade na busca por soluções rumo a sustentabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons