Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EduardoHenriqueLopesLimaCorrea.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lembrar e o esquecer : memórias e histórias
Autor(es): Corrêa, Eduardo Henrique Lopes Lima
Orientador(es): Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto: Brasil - história
Grupos sociais
Historiografia
Data de apresentação: 14-Jun-2017
Data de publicação: 2-Ago-2017
Referência: CORREA, Eduardo Henrique Lopes Lima. O lembrar e o esquecer: memórias e histórias. 2017. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A historiografia brasileira tem se dedicado bastante ao estudo da República brasileira. Esse estudo é, frequentemente, baseado em aspectos macrossociais, econômicos e políticos, usando fontes oficiais e estabelecendo e naturalizando marcos. Alguns estudiosos, no entanto, têm buscado novas fontes e formas de abordagem e vêm, assim, desnaturalizado marcos e abrindo novas possibilidades de análise. Este trabalho, que toma como fontes um conjunto de relatos de idosos paulistas, colhidos na década de 1970, pela pesquisadora Ecléa Bosi, dedica-se ao estudo dessas memórias em suas nuances e, então, às relações entre essas memórias e a historiografia a respeito do período. Para tanto, é fundamental que se note a relação entre o que fica e o que não fica nas memórias dos idosos e seus significados afetivos para esses indivíduos, além de suas relações com os grupos sociais dos quais fazem parte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons