Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17593
Título: As interrelações culturais e geográficas no processo de ensino-aprendizagem do espanhol na perspectiva de letramento
Autor(es): Melo, Francys Aragão
Orientador(es): Calisto, Cristiano de Souza
Assunto: Culturas regionais
Língua estrangeira - aprendizagem
Língua espanhola
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Referência: MELO, Francys Aragão. As interrelações culturais e geográficas no processo de ensino-aprendizagem do espanhol na perspectiva de letramento. 2015. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo mostra a relevância dos aspectos culturais e geográficos na perspectiva de letramento com o uso de gêneros textuais para o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola como Língua Estrangeira (LE), com aprendizes da língua espanhola de um Centro Interescolar de Línguas (CIL), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Nas sessões propostas aos participantes, foram utilizados diversos textos sobre a Argentina com vistas a enfatizar algumas questões culturais e geográficas como: localização, principais cidades, economia, política, população, costumes, música, gastronomia, dança, pontos turísticos etc. Os textos visavam proporcionar aos alunos, além de aprender a língua espanhola, que obtivessem um ensino mais contextualizado da Língua-alvo (L-alvo) e, com isso, despertar um maior interesse durante o processo. Essa pesquisa está alicerçada nos estudos investigativos da Linguística Aplicada, da geografia cultural, dos multiletramentos, dos gêneros textuais e da mediação pela leitura. A pesquisa é de cunho qualitativo-quantitativo, na modalidade da pesquisa-ação de René Barbier (2007), que norteou toda a investigação a partir da reflexão dos implicados na pesquisa. Este estudo sinaliza que o docente de LE deve ter uma abordagem cultural para que o processo de ensino-aprendizagem seja contextualizado e, assim, os alunos se sintam mais motivados.
Resumén: Este estudio muestra la relevancia de los aspectos culturales y geográficos en la perspectiva de letramento con el uso de los géneros textuales para el proceso de enseñaza-aprendizaje de la lengua española como LE, con aprendices de la lengua española como lengua extranjera (LE), de un Centro Interescolar de Lenguas (CIL) de la Secretaría de Educación del Distrito Federal (SEDF). En las secciones propuestas a los participantes fueron utilizados diversos textos sobre Argentina con énfasis a los aspectos culturales y geográficos como: ubicación, principales ciudades, economía, política, población, costumbres, música, gastronomía, danza, puntos turísticos y etcétera. Los textos visaban proporcionar a los alumnos, además de aprender la lengua española obtuviesen una enseñanza más contextualizada de la lengua-alvo (L-alvo) y con eso despertar un mayor interese durante el proceso. Esa investigación está basada en los estudios de los expertos de la Linguística Aplicada, de la geografía cultural, de los multletramentos, de los géneros textuales y de la mediación por la lectura. La investigación es de cuño cualitativo-cuantitativo en la modalidad de la pesquisa-acción de René Barbier (2007), que norteó toda la investigación, a partir de la reflexión de los implicados con la investigación. Este estudio apunta que el maestro de LE debe tener un abordaje cultural para que el proceso de enseñanza-aprendizaje sea contextualizado y así, los alumnos se sientan más motivados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FrancysAragaoMelo_tcc.pdf1.16 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons