Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleniaFonsecaMelo_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do texto multimodal no processo de letramento científico de estudantes do 8º ano
Autor(es): Melo, Clênia Fonsêca
Orientador(es): Bento, André Lúcio
Assunto: Letramento
Ciências - estudo e ensino
Imagens - interpretação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 1-Ago-2017
Referência: MELO, Clênia Fonsêca. O papel do texto multimodal no processo de letramento científico de estudantes do 8º ano. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral discutir a influência da imagem como recurso semiótico no processo de letramento científico de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, este estudo busca: i) analisar se o uso de imagens no ensino/aprendizagem de ciências nas atividades a serem realizadas pelos alunos favorece os multiletramentos e a aquisição da linguagem científica desses estudantes; e ii) refletir se as imagens são coadjuvantes na motivação do aluno para a leitura, diante das diversas situações comunicativas modernas, em que se utilizam recursos semióticos, das quais participam em suas ações diárias. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, os dados são coletados a partir de atividades pedagógicas com as estratégias de inferência e retextualização, envolvendo os gêneros textuais fotografia e propaganda. Os resultados levantados apontam que a leitura de imagens decorre da produção de sentidos constituídos na interação entre leitor e texto mediados pela subjetividade do leitor, ou seja, seus conhecimentos, suas experiências de vida e seus valores. Desse modo, como a leitura está no texto e no leitor, este pode elaborar compreensões de sentidos científicos para além dos elementos superficiais da imagem ou apenas olhar e não ler o texto visual, deixando, assim, de associá-lo a conteúdos, temas ou informações relativos ao letramento científico que não estavam expressos literalmente. Os textos escritos dos alunos revelaram o uso recorrente de conceitos da área de ciências, fato atribuído à associação das imagens aos conceitos aprendidos, já na condição de conhecimentos prévios, e ativados na realização das atividades propostas. Verificouse que, no livro didático, a imagem reafirma a leitura do texto escrito em sentido único.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons