Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17591
Título: Ensino de ciências e possibilidades de aprendizagens : aprendizagem significativa baseada na experimentação e uso de mapas conceituais
Autor(es): Araujo, Patricia Rodrigues Lopes
Orientador(es): Santos, Elias Batista dos
Assunto: Aprendizagem
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Referência: ARAUJO, Patricia Rodrigues Lopes. Ensino de ciências e possibilidades de aprendizagens: aprendizagem significativa baseada na experimentação e uso de mapas conceituais. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa teve como foco analisar possibilidades de aprendizagens em ciências, na perspectiva da aprendizagem significativa, por meio da utilização de experimentos e mapas conceituais. Diante disso, foi feita, inicialmente, uma revisão bibliográfica para balizamento das ideias iniciais e possibilidades investigativas. A seguir, foi feita a opção pela pesquisa qualitativa com características de pesquisa-ação, pois a realidade da escola em que a pesquisa seria realizada se mostrava propícia a esta perspectiva, uma vez que tanto o corpo gestor quanto os alunos foram voluntários em participar. Sendo assim, para a produção de dados foram utilizados questionários, mapas conceituais livres e pré-estruturados, experimentos e conversas utilizando as facilidades tecnológicas do whatsapp. Os resultados indicaram que atividades pedagógicas favorecedoras da assunção de uma postura ativa por parte dos estudantes podem alavancar o processo de aprendizagem em ciências e também facilitar as interações professor-aluno na resolução de situações problema. Além disso, foi possível perceber que a utilização dos mapas conceituais no contexto da sala de aula pode ajudar tanto o estudante quanto o docente no processo de aprender significativamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PatriciaRodriguesLopesAraujo_tcc.pdf1.16 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons