Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EmilioSantiagoLazarte.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho remoto : percepção dos membros de uma equipe virtual sobre fatores que exercem influência em seu desempenho
Autor(es): Lazarte, Emilio Santiago
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Trabalho - desempenho
Motivação no trabalho
Teletrabalho
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: LAZARTE, Emilio Santiago. Trabalho remoto: percepção dos membros de uma equipe virtual sobre fatores que exercem influência em seu desempenho. 2017. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste trabalho foi pesquisada a influência exercida pelos fatores motivação, comunicação, ferramentas de controle para atingimento de metas e maturidade em uma organização que estrutura seu trabalho por meio de uma equipe virtual. O estudo partiu de um levantamento bibliográfico para definir os fatores que seriam analisados. Em seguida, foi feito um estudo de caso, usando triangulação, que é composta por: observação participativa, análise documental e aplicação de questionário para a equipe gerencial e técnica, visando a coleta qualitativa de evidências. A organização escolhida para o estudo de caso possui como características ser intensiva em tecnologia, atuar no setor de saúde e adotar amplamente o trabalho remoto. A análise das respostas recebidas permitiu avaliar a relevância relativa percebida pela equipe virtual, tanto de gestores como técnicos, a cada um destes fatores. Um dos pontos levantados foi o impacto da troca de equipe durante o projeto na motivação dos membros. Concluiu-se que, para desempenhar os seus objetivos, são fundamentais para as equipes virtuais: o desenvolvimento de normas e padrões de comunicação, o uso de ferramentas para controle e acompanhamento de metas, liberdade e autonomia de trabalho e confiança entre os membros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons