Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeticiaFenelonSantos.pdf579,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de envolvimento produzem colaboradores resilientes? : o papel mediador da identidade organizacional
Autor(es): Santos, Letícia Fenelon
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Identidade organizacional
Gestão de pessoas
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 25-Mai-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: SANTOS, Letícia Fenelon. Práticas de envolvimento produzem colaboradores resilientes?: o papel mediador da identidade organizacional. 2017. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No atual contexto de trabalho em que as pessoas são competências essenciais para garantir uma posição competitiva sustentável, as organizações passam a compreender as políticas e práticas de gestão de pessoas como fatores estratégicos e de suma importância para a efetividade organizacional. Nesse sentido, a política de envolvimento, voltada para a criação de um vínculo afetivo das organizações e seus colaboradores de forma a contribuir para seu bem-estar, ocupa papel de protagonista na predição de atitudes e comportamentos essenciais para o bom funcionamento das empresas. Haja vista que se exige cada vez mais do trabalhador a capacidade de se adaptar, modificar, flexibilizar e superar as situações adversas e que o sentimento de pertencimento à organização pode influenciar na construção dessa habilidade, justifica-se o estudo de um modelo de predição entre as variáveis. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a relação entre a política de envolvimento, como variável independente, a identidade organizacional, como variável mediadora, e a resiliência no trabalho, como variável critério, dos empregados de uma instituição financeira na forma de empresa pública. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e quantitativo. Em síntese, os resultados de fato apontaram que a identidade organizacional é mediadora parcial no modelo de predição da política de envolvimento e resiliência no trabalho. Outrossim, a pesquisa avança ao testar um modelo inexplorado na literatura de comportamento organizacional, confirmando indícios de mediação entre as variáveis pesquisadas. Como implicação prática, gestores da empresa podem otimizar suas políticas e práticas de GP no afã de obter maior identidade e resiliência no trabalho. Limitações e recomendações para estudos futuros são discutidas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons