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Título: Estratégia de Saúde da Família como modelo de Atenção Primária no Distrito Federal : os múltiplos sentidos construídos e os desafios para a conversão do modelo na Região Leste de Saúde
Autor(es): Sousa, Gilvan Faustino de
Orientador(es): Pedrosa, Cláudia Mara
Assunto: Estratégia Saúde da Família (ESF)
Atenção primária à saúde
Política de saúde
Saúde pública
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: SOUSA, Gilvan Faustino de. Estratégia de Saúde da Família como modelo de Atenção Primária no Distrito Federal: os múltiplos sentidos construídos e os desafios para a conversão do modelo na Região Leste de Saúde. 2017. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Política Nacional de Atenção Básica define a Estratégia Saúde da Família como principal forma para consolidação da Atenção Básica à Saúde no Brasil. No Distrito Federal as Portarias 77 e 78 da Secretaria de Estado de Saúde do DF, publicadas em fevereiro de 2017 propõem a reorganização da Atenção Primária à Saúde, transformando os Centros de Saúde em Equipes de Saúde da Família. O presente trabalho objetiva estudar, a partir da fala de atores sociais e também por meio da mídia local escrita e redes sociais, como as Portarias foram compreendidas e significadas. A compreensão qualifica a prática do sanitarista para articular os saberes sociais e as normativas em um processo de implementação de políticas de saúde. O estudo qualitativo analisou documentos públicos, presentes nas mídias sociais, e entrevistou atores da Regional Leste de Saúde do DF, de quatro segmentos: gestoras de saúde, representante de usuários do sistema de saúde que compõem o Conselho de Saúde, Agente Comunitária de Saúde e usuárias. A perspectiva teórica que norteou o estudo foi o construcionismo social que possibilita apreender a dinâmica relacional entre os atores sociais. Evidenciou-se a predominância de reação institucional dissonante em relação às Portarias, o conhecimento mais aprofundado por parte das gestoras, o desconhecimento por parte das usuárias do SUS, com construções equivocadas sobre o instrumento normativo e a resistência explícita dos sindicatos e representantes de classe de profissionais da saúde. Evidenciou-se que a prática centralizadora e vertical que marcou a construção das Portarias, formalizou entre os atores sociais da saúde, a ideia que a proposta veio como um instrumento de indução política que submete os profissionais às normativas, sem promover um planejamento participativo. As maiores dificuldades para a reorganização da Atenção Primária, na Região Leste, decorrem dessa relação estabelecida, pois as resistências corporativas, dificuldade de adaptação às novas formas de trabalho, o prazo de um ano para a transição e implantação, e a estrutura física insuficiente para acomodar as Equipes de Saúde da Família foram apontadas como componentes que podem dificultar ou inviabilizar a implementação.
Abstract: The National Primary Care Policy defines the Family Health Strategy as the main way to consolidate Basic Health Care in Brazil. In Federal District, Directives 77 and 78 of the Federal Department of Health, published in February 2017, pro-poses the reorganization Of Primary Health Care, transforming the Health Centers into Family Health Teams. The present study aims to study, from the speech of social actors, through the local written media and social networks, as the Directives were understood. The understand qualify the practice of the sanitarist to articulate social and normative knowledge in a process of implementing health policies. The qualitative study interviews actors of the Regional Health East of the Federal District and analysis of public documents present in social media. The interviewees were of four segments: health managers, representative of users of the health system that make up The Health Council, Community Health Agent and users. The theoretical perspective that guided the study was the social constructionism that makes it possible to perceive, in the relational dynamics between actors. Was evidenced the predominance of dissonant institutional reaction in relation to the directives, the more detailed knowledge on the part of the managers, the ignorance on the part of the users of the SUS, with mistaken constructions on the normative instrument and the explicit resistance of the unions and representatives Of class of health professionals the ordinances and the proposed reorganization. It was evidenced that the centralizing and vertical practice that marked the construction of the concierge, formalized among the social actors of health, the idea that the proposal came as an instrument of political induction that subjects the professionals to the norms, without promoting a participatory planning. The greatest difficulties for the reorganization of Primary Care in the Eastern Region stem from this established relationship, since corporate resistance, difficulty in adapting to new forms of work, one year for the transition and implantation, and the physical structure Insufficient to accommodate the Family Health Teams were pointed out as components that may hinder or pre-vent implementation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Saúde Coletiva, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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