Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LudimilaFerreiraSantos_tcc.pdf642,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A institucionalização e as áreas de atuação dos consórcios públicos nos Municípios de pequeno porte do Brasil
Autor(es): Santos, Ludimila Ferreira
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Municípios (Brasil)
Serviço público - gestão
Consórcios públicos
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 26-Jul-2017
Referência: SANTOS, Ludimila Ferreira. A institucionalização e as áreas de atuação dos consórcios públicos nos Municípios de pequeno porte do Brasil. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Considerando que com os consórcios públicos os Municípios adquirem a oportunidade de trabalhar conjuntamente e suportar seus problemas estruturais e sociais com novas formas de parcerias e ferramentas, e que os projetos atrelados aos consórcios públicos podem assumir diversas formas, criados conforme as necessidades apresentadas pelo ente consorciado, o presente estudo tem como objetivo apresentar o perfil sociodemográfico dos consórcios públicos nos Municípios de pequeno porte do Brasil, a partir da análise das pesquisas de informações básicas municipais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no período de 2001 a 2015, e de estudos realizados pela Confederação Nacional de Municípios - CNM durante o ano de 2016. Os dados do estudo mostram que 88% Municípios brasileiros possuem porte populacional de até 50.000 habitantes, sendo que a maioria se concentra na Região Nordeste e Sudeste. Verificou-se que as três maiores áreas de atuação dos consórcios em Município de pequeno porte são em saúde, manejo de resíduos sólidos e meio ambiente, e que quanto menor o Município maior a utilização dos consórcios de saúde, e que quanto maior o Município maior a utilização dos consórcios de meio ambiente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons