Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataTavaresVieira_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de textos imagéticos em propostas de produção textual para alunos do ensino médio
Autor(es): Vieira, Renata Tavares
Orientador(es): Bento, André Lúcio
Assunto: Produção textual
Educação inovadora
Letramento
Texto imagético
Imagens - análise
Imagens - interpretação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 25-Jul-2017
Referência: VIEIRA, Renata Tavares. O uso de textos imagéticos em propostas de produção textual para alunos do ensino médio. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O texto imagético tem ocupado cada vez mais espaço na sociedade. Ao contrário do que se pensa, a imagem é uma forma de expressão desde os primórdios e se confunde com a história da humanidade. Nesta pesquisa, objetiva-se pesquisar como o ambiente escolar tem participado desses novos letramentos e se o texto imagético, em proposta de produção textual, pode ser ou não um facilitador no processo de produção de textos escritos de alunos do Ensino Médio. Quando o conceito de texto é ampliado para além do verbal, novos modos semióticos participam da sua composição, o que caracteriza a multimodalidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com interpretações baseadas no contexto social e cultural dos alunos envolvidos. Verificar o desempenho desses alunos quando submetidos a propostas sem e com o uso de imagens foi um dos objetivos deste estudo, além de propor que o uso de textos apenas verbais limita a interpretação e o uso de imagens amplia. Obteve-se como resultado uma leitura superficial dos textos imagéticos por parte dos estudantes, ora como apenas ilustração dos textos escritos, ora como interpretação somente do material escrito que compõe os textos imagéticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons