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Título: Serviço de referência virtual em bibliotecas : competências necessárias para o bibliotecário
Autor(es): Silva, Ana Cristina Barbosa da
Orientador(es): Walter, Maria Tereza Machado Teles
Assunto: Bibliotecas - serviço de referência
Bibliotecários - formação profissional
Serviço de referência virtual
Data de apresentação: 22-Dez-2016
Data de publicação: 24-Jul-2017
Referência: SILVA, Ana Cristina Barbosa da. Serviço de referência virtual em bibliotecas: competências necessárias para o bibliotecário. 2016. xi, 100 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal identificar as competências necessárias para o bibliotecário de referência virtual nos diferentes tipos de bibliotecas. Foram também definidos os seguintes objetivos específicos: identificar, na literatura técnica, as competências desejáveis para o bibliotecário de referência presencial e virtual; verificar os discursos dos bibliotecários de referência com relação à indicação de competências necessárias para atuar em ambientes virtuais e comparar os parâmetros de competência identificados na literatura com os discursos e dos bibliotecários de referência. A revisão de literatura abrangeu o estudo relacionado ao serviço de referência presencial e virtual e, com relação ao bibliotecário de referência, à sua formação profissional e às suas competências. Trata-se de uma pesquisa descritiva e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e aplicação de um questionário aplicado presencialmente. A amostra selecionada foi a de um bibliotecário de referência por tipo de biblioteca, sendo elas: biblioteca pública, privada (universitária), escolar, especializada e universitária (pública). As respostas obtidas mostraram que o bibliotecário de referência já está familiarizado com o ambiente virtual para prestação de serviço de referência e que tem buscado se aprimorar. Foi identificado que há escassez de recursos para implantação de projetos mais elaborados para a prestação de serviço de referência virtual e, por isso, o e-mail se torna o principal veículo de comunicação entre bibliotecário e usuário.
Abstract: The objective of this was to identify the necessary skills for the virtual reference librarian in different types of libraries. The specific objectives were to identify, in the technical literature, the desirable competences for face-to-face and virtual reference librarian; to verify the discourses of the reference librarians about the competences necessary to work in virtual environments and to compare the competence parameters identified in the literature with the discourses of the reference librarians. The literature review covered the study related to the virtual and face-to-face reference service, and the professional training and skills of the reference librarian. This is a descriptive and data collection was performed through structured interviews and a questionnaire. The selected sample was composed of reference librarians of different types of libraries: public, private (university), school, specialized and university (public). The answers obtained showed that the reference librarians are already familiar with the virtual environment to provide reference services and that they have continued their education in order to improve themselves. It was identified that there is necessity to improve the resources to enable the implementation of more elaborate projects for the provision of virtual reference service and, therefore, e-mail becomes the main communication vehicle between librarian and user.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2016.
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