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Título: Percepções de professores, estudantes e egressos acerca do ensino de Tecnologia da Informação no currículo de Biblioteconomia da Universidade de Brasília
Autor(es): Girardi, Aline Brandão
Orientador(es): Feitosa, Ailton Luiz Gonçalves
Assunto: Biblioteconomia - currículo
Tecnologia da informação
Bibliotecários - formação profissional
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia
Data de apresentação: 30-Jan-2017
Data de publicação: 20-Jul-2017
Referência: GIRARDI, Aline Brandão. Percepções de professores, estudantes e egressos acerca do ensino de Tecnologia da Informação no currículo de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 2017. 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho analisa as percepções de professores, estudantes e egressos acerca do ensino de Tecnologia da Informação (TI) na formação profissional proposta aos alunos de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB). Para embasamento teórico, foram selecionadas literaturas relacionadas à evolução do ensino de Biblioteconomia, às competências do bibliotecário frente às inovações tecnológicas e à aplicação da TI à biblioteca. Foi realizado um estudo de caso sobre o currículo de Biblioteconomia da UnB e aplicado um questionário para professores, estudantes e egressos a fim de investigar a quantidade de disciplinas de TI que estão presentes na grade curricular, as barreiras que impedem a atualização do currículo, o nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos de TI, a utilização de software por professores, além de pesquisar a opinião dos respondentes acerca do perfil do profissional da informação e tendências para o futuro da biblioteca. Aponta que o curso de Biblioteconomia da UnB enfrenta problemas quanto à falta de infraestrutura, escassez de professores e disciplinas de TI e planos de ensino padronizados para matérias obrigatórias do curso. As maiores dificuldades, na opinião dos respondentes, para atualização do currículo são falta de iniciativa dos docentes e discentes, burocracia, conservadorismo de parte dos professores e inexistência de currículo mínimo de Biblioteconomia. Verificou-se que, embora a maioria dos professores utilize software durante as aulas, menos da metade não aborda os conteúdos de TI propostos pelos autores consultados na revisão de literatura. Observa que há, segundo as respostas dos docentes, uma quantidade suficiente de professores capacitados para ministrarem disciplinas que envolvem conteúdos de TI, mas que, independentemente desse fator, há carência de vagas para alunos, por falta de oferta de disciplinas pelo corpo docente. Verifica que, segundo os respondentes, embora as disciplinas de TI sejam fundamentais para a formação profissional do bibliotecário, a aprendizagem de alunos e egressos em relação a esses conteúdos encontra-se abaixo da média. Sugere discussões locais entre o corpo docente e os estudantes acerca da proposta curricular da UnB, de forma que um novo currículo seja desenvolvido e prepare o estudante para o sucesso profissional. Conclui que os debates nacionais também são imprescindíveis para que se construa uma ementa atualizada, que possa padronizar e orientar as universidades no que se refere à inclusão de novas disciplinas no currículo de Biblioteconomia.
Abstract: The present work analyzes the perceptions of teachers, students and graduated about the teaching of Information Technology (IT) in the professional qualification for students of the University of Brasilia (UnB). For theoretical background, were selected literatures related to the evolution of the teaching of Library Science, the librarian's competences for technological innovations and the application of IT to the library. A case study was carried out on the Library Science curriculum of the UnB and applied questionnaire for teachers, students and graduated to investigate the number of IT disciplines that are present in the curriculum, barriers that prevent curriculum update, the level of students' learning in relation to IT content, software application by teachers, as well as researching an opinion about the profile of information's professional and trends for the future of the library. It points out that the Library Science course of the UnB faces problems regarding the lack of infrastructure, shortage of teachers and IT disciplines and standardized teaching plans for compulsory subjects of the course. The greatest difficulties for updating the curriculum, in the opinion of respondents, are the lack of initiative of teachers and students, bureaucracy, conservatism on the part of teachers, and lack of a library science's minimum curriculum. It was found that, although most teachers use software during classes, less than half do not address the IT contents proposed by the authors consulted in the literature review. It observes that there are, according to teachers' answers, sufficient number of teachers to teach subjects that involves IT, but regardless of this factor, there is lack of vacancy for students, due to the lack of offer of subjects by the teaching staff. It checks that, according to the respondents, although the IT subjects are fundamental for vocational training of librarians, the learning of students and graduated in relation to these contents is below average. It suggests local discussions between faculty and students about the curricular proposal of the UnB, so that a new curriculum is developed and prepares the student for professional success. It concludes that the national debates are also essential for the construction of an up-to-date program, which can standardize and guide the universities in relation to the inclusion of new disciplines in the Library Science curriculum.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2017.
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