Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_Luisal'AbbateSudano_tcc.pdf16,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Encontro com Clara : trajetória de criação incendiada em Calabar
Autor(es): Sudano, Luisa L'Abbate
Orientador(es): Pinho, Márcia Duarte
Assunto: Peça teatral
Feminismo
Gênero - desigualdade
Personagens - construção
Teatro - construção de personagem
Data de apresentação: 14-Mar-2017
Data de publicação: 20-Jul-2017
Referência: SUDANO, Luisa L’Abbate. Encontro com Clara: trajetória de criação incendiada em Calabar. 2017. 53, [9] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo relatar a visão da estudante a respeito de seu processo criativo para a construção da personagem Clara Camarão na montagem da Turma de Diplomação do ano de 2016, sob orientação e direção de Alice Stefânia. A partir de uma fundamentação histórica e teórica sobre a colonização portuguesa no Brasil, sob uma perspectiva feminista, pretende defender a inversão de gênero da figura originalmente masculina presente na peça Calabar – O Elogio da Traição, além de questionar o apagamento das mulheres na história e a afirmação de que a figura da negra da terra, Clara, poderia ser considerada a precursora do feminismo no Brasil. Apresenta, também, a partir de provocações surgidas em sala de aula/ensaio e de experiências pessoais, alguns desses momentos que geraram encontros férteis e incandescentes entre a estudante/atriz e sua personagem, Clara Camarão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons