Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaPereiraSalesCaetano_tcc.pdf7,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Documentação museológica de performances de arte contemporânea : Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1985-2016)
Autor(es): Caetano, Juliana Pereira Sales
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Museus de arte
Arte contemporânea
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
Organização da informação
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 19-Jul-2017
Referência: CAETANO, Juliana Pereira Sales. Documentação museológica de performances de arte contemporânea: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1985-2016). 2016. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As performances de arte contemporânea, desde seu surgimento, por sua efemeridade, tornaram-se desafios às instituições museológicas. Ainda assim, tem sido cada vez mais frequente a aquisição dessa categoria artística como acervo museológico, ganhando força, nos últimos anos, o debate de como preservar performances de arte contemporânea. Uma das soluções apontadas em muitos estudos é estabelecer um diálogo mais próximo entre o artista e o museu na elaboração de uma documentação museológica para estas obras. Em vista disso, o presente trabalho expõe uma análise da documentação museológica de performances de arte contemporânea que integram o acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Para tanto, buscou-se também o depoimentos dos artistas que possuem obras de performances no acervo dessa instituição, fomentando questões que dizem respeito aos processos de aquisição, documentação, pesquisa e reexibição dessas obras.
Abstract: The performances of contemporary art, since it’s emergence, because of it’s ephemerality, have become challenges to museological institutions. Even so, it has been more frequent the aquisition of this artistic category as a part of museum collection, gaining strength, in recent years, the debate on how to preserve performance art. One of the solutions pointed out, in many studies, is a closer dialogue between the artist and the museum in the elaboration of a museological documentation for these works of art. In view of this, this work presents an museological documentation analysis of contemporary art performances that are part of the Art Museum of Rio Grande do Sul (MARGS) collection. In order to do so, we also seek the testimonies of the artists that have performances on the museum collection, fomenting questions that involve processes of acquisition, documentation, research and reexhibition of works.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons