Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThalytaDéboradaSilvaJubé_tcc.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrito, Marcilio de-
dc.contributor.authorJubé, Thalyta Débora da Silva-
dc.identifier.citationJUBÉ, Thalyta Débora da Silva. Gestão por processos de negócio: uma proposta para o Serviço de Processamento de Jornais da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal. 2016. 116 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de gestão orientada por processos de negócio, ou Business Process Management – BPM, aplicada ao estudo do caso do Serviço de Processamento de Jornais (SEJOR). A hemeroteca pertence à Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, unidade informacional do Senado Federal. Essa proposta ambiciona apresentar alternativas para possíveis mudanças na gestão organizacional da hemeroteca.Como resultados do BPM, visa proporcionar mais eficiência aos processos da hemeroteca e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A fundamentação teórica foi norteada pela dinâmica da Gestão por Processos, abordagem administrativa de cunho gerencial. Para isto foi feito um mapeamento dos processos primários e dos processos de suporte no intuito de compreender inicialmente o estado atual da organização. Para a aplicação de BPM na hemeroteca foi utilizada uma versão simplificada da proposta de Gart Capote (2012), com o objetivo de se compreender a hemeroteca e seus processos. Os cinco passos desta proposta permitiram identificar os processos, descrevê-los, definir o sentido dos processos quanto à missão e visão organizacional, preencher a cadeia de valor dos processos e, por fim, propor melhorias para alguns dos processos. A análise dos dados apontou que 50% dos processos primários precisaram ser modificados, enquanto somente 10% dos processos de suporte precisaram de alteração. Por fim, foi sugerido um aprofundamento da implementação do BPM na biblioteca a qual a hemeroteca pertence.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiblioteca Acadêmico Luiz Viana Filhopt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.subject.keywordGestão organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordServiço de Processamento de Jornais (SEJOR)pt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas - administraçãopt_BR
dc.titleGestão por processos de negócio : uma proposta para o Serviço de Processamento de Jornais da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-19T17:49:31Z-
dc.date.available2017-07-19T17:49:31Z-
dc.date.submitted2016-10-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17490-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The main goal of this paper is elaborate a proposal of guided management by business process applied in a study of case in the newspaper process service/newspaper library (SEJOR). This newspaper library belongs to the Academical Luiz Viana Filho Library, the informational unit of Federal Senate. This purpose demonstrates alternatives to possible changes in the organizational management in the newspaper library. As results of BPM, aim to provide more efficiency to their process and improve the quality of customer service. The theoretical basis are guided by the processing management, administrative approach managerial nature that happens when management process are manage. To meet the goal a data collection of the primary process and the support processes had done to comprehend the actual state of the organization. To apply the BPM to a newspaper library in this paper has been used some steps of Gart Capote (2012), with the aim of comprehend the newspaper library and their own process. The five steps of this proposal enable to identify the process and describe them, define the meaning and the purpose of the process inside the perspective of the organization’s mission and vision, fill the process value chain and propose an improve for some of the process. The data analysis shows that 50% of the primary processes need to be modify, while only 10% of the support process need to be changed. A BPM implementation probe was suggested in this newspaper library.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons