Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VitoriaJamilleLiraAlves_tcc.pdf3,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fazer não pressupõe o aprender : o uso do V de Gowin no Laboratório de Química Fundamental
Autor(es): Alves, Vitória Jamille Lira
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Jul-2017
Referência: ALVES, Vitória Jamille Lira. O fazer não pressupõe o aprender: o uso do V de Gowin no Laboratório de Química Fundamental. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação realizada na disciplina Laboratório de Química Fundamental (LQF) com uma turma do curso de Química Licenciatura da Universidade de Brasília no ano de 2016. O objetivo foi investigar o processo de apropriação da ferramenta V de Gowin (Diagrama V) ao longo das aulas de laboratório e o desenvolvimento da sistematização de conhecimento pelos alunos de LQF. Adicionalmente, analisamos a opinião dos dezessete estudantes participantes sobre o uso do Diagrama V de Gowin, primeiramente como organizador prévio para as aulas e, posteriormente, como estratégia avaliativa. Isso porque nas três últimas aulas, os Diagramas foram adotados como alternativa aos tradicionais relatórios. Baseados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, procuramos estabelecer uma integração entre teoria e prática, auxiliando os alunos na compreensão dos experimentos realizados durante o semestre letivo. Para análise dos dados, utilizamos uma metodologia interpretativa e o uso de alguns dados quantitativos. Avaliando o processo ficou evidente que o Diagrama V é uma ferramenta complexa e, por isso, demandou tempo para que os estudantes conseguissem se familiarizar com o instrumento. Para se alcançar os objetivos desejados foi necessária a devolutiva da atividade a cada diagrama entregue pelos alunos. Isso aponta para a relevância do acompanhamento do tutor/professor. Foi percebido um avanço dos estudantes na elaboração V quando comparamos os diagramas entre as segunda, quinta e oitava semana. Recomenda-se, no entanto que seja dada continuidade ao uso do V com os alunos participantes para um aprofundamento da ferramenta e uma melhora no processo ensino-aprendizagem. Há uma necessidade de mudanças nos roteiros, pois muitos deles acabam por direcionar a visão do aluno, interferindo em alguns resultados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons