Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DaianeCostaCarvalho.pdf4,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa dos cativeiros de Puma concolor e Panthera onca no Criadouro Conservacionista No Extinction – NEX e na Fundação Jardim Zoológico de Brasília/DF
Autor(es): Carvalho, Daiane Costa
Orientador(es): Fialho, Flávia Sibele Foltran
Assunto: Animais selvagens em cativeiro
Animais - proteção
Animais de zoológico
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: CARVALHO, Daiane Costa. Análise comparativa dos cativeiros de Puma concolor e Panthera onca no Criadouro Conservacionista No Extinction – NEX e na Fundação Jardim Zoológico de Brasília/DF. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A conservação de felídeos das espécies Puma concolor e Panthera onca de vida livre tem sofrido influência de fatores como a destruição e fragmentação de seu habitat, a redução do seu número de presas e a caça predatória. Devido a isto, tem sido criadas estratégias de conservação ex situ, que visam à proteção dessas espécies, classificadas como espécies ameaçadas de extinção. Este trabalho teve como objetivo comparar e analisar as diferentes condições de cativeiro existentes nos recintos do Jardim Zoológico de Brasília e do Criadouro Conservacionista No Extinction – NEX, e seus efeitos no comportamento destas duas espécies. Foram observadas, filmadas e fotografadas para obter as informações sobre o comportamento das espécies e seus recintos. As análises mostraram que as duas espécies estudadas, tanto no Zoológico de Brasília como na NEX, apresentaram comportamentos estereotipados da categoria de estresse, como o pacing, bote e vocalizar, observado com maior frequência na NEX. Esses comportamentos indicam a redução do bem-estar destas espécies. Os recintos são consideravelmente pequenos com relação à área de vida das espécies, o que pode influenciar a apresentação desses comportamentos. Desta forma, este trabalho propõe a implementação de programas de enriquecimento ambiental nos dois estabelecimentos, visando amenizar os comportamentos de estresse das espécies e proporcionar uma melhor condição de bem-estar. Além do incentivo de programas de reprodução em cativeiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons