Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TheandraNayaDaSilvaRocha_tcc.pdf899,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de rótulos no ensino de ciências : possibilidades e desafios
Autor(es): Rocha, Theandra Naya da Silva
Orientador(es): Santos, Elias Batista dos
Assunto: Prática de ensino - ciências
Ciências - estudo e ensino
Rótulos
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 13-Jul-2017
Referência: ROCHA, Theandra Naya da Silva. Análise de rótulos no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem origem no contexto das aulas ministradas pela pesquisadora em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal em que as questões sobre a contextualização do ensino de química foram debatidas no espaço-tempo das coordenações pedagógicas. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi analisar as contribuições da utilização da leitura de rótulos para o processo de aprendizagem em ciências, no contexto da sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal. Para tanto, assumiu-se, como metodologia, a perspectiva da pesquisa qualitativa, mormente a pesquisa-ação. Como instrumentos para a produção de dados foram utilizados o diálogo, a observação participante e a entrevista reflexiva. Primeiramente, foi feita uma entrevista com a docente voluntária em participar da pesquisa para identificar como ela percebia o uso do letramento científico e das atividades práticas interdisciplinares, no contexto das aulas de ciências que ministrava. A seguir, foi preparada, colaborativamente, uma aula sobre leitura e interpretação de rótulos. A análise dos resultados indicou que a leitura de rótulos no contexto da sala de aula pode auxiliar no processo de letramento do estudante, ou seja, a interpretação crítica das informações registradas nos rótulos contribui para aguçar a leitura de mundo que o estudante faz. Além disso, a leitura de rótulos pode criar um ambiente favorável para o exercício da interdisciplinaridade, pois exige que os participantes da atividade façam conexões com diferentes áreas do conhecimento no processo de interpretação. Por fim, os resultados indicaram que a utilização da leitura de rótulos favorece o diálogo entre os sujeitos envolvidos na atividade, o que parece contribuir para que o aluno assuma uma postura ativa e colaborativa no desenvolvimento das atividades propostas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons