Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleudianaDosSantosZonzini_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Método Gelosia : facilitando a multiplicação
Autor(es): Zonzini, Cleudiana Dos Santos Feitoza
Orientador(es): Oliveira, Deire Lúcia de
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Aritmética
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: ZONZINI, Cleudiana Dos Santos Feitoza. Método Gelosia: facilitando a multiplicação. 2015. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa trata-se de um dispositivo multiplicativo muito antigo chamado Gelosia. O objetivo deste trabalho é apresentar à alunos do 6º ano do ensino fundamental que participam do projeto Escola Integral em uma escola na periferia de Brasília o método e efetuar cálculos utilizando este dispositivo, para observar e compreender como os alunos se comportam perante problemas multiplicativos após conhecerem o método Gelosia. Foi elaborada uma proposta pedagógica de apresentação e análise da utilização de tal método, por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso realizado no Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, com 15 alunos. Obtivemos resultados consideráveis com esta pesquisa. Está descrito as atividades desenvolvidas bem como as análises e observações das estratégias escolhidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons