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Título: Análise das estratégias promocionais dos empreendimentos gastronômicos com foco na atividade turística em Brasília
Autor(es): Faion, Camila Stella
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Turismo
Gastronomia
Marketing
Data de apresentação: 30-Mar-2007
Data de publicação: 13-Mar-2009
Referência: FAION, Camila Stella. Análise das estratégias promocionais dos empreendimentos gastronômicos com foco na atividade turística em Brasília. 2007. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O turismo é um dos setores da economia que mais cresce na atualidade em todo o mundo, e em Brasília, não é diferente: o turismo na cidade segue a tendência mundial. A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais utilizados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. A gastronomia interage com o turismo de diversas maneiras, ora como oferta, a qual torna-se produto turístico, ora no setor econômico, como gerador de renda e emprego. Os empreendimentos gastronômicos são os responsáveis pela produção de delícias e cultura que atraem a todos e, que impulsiona ambos os mercados. Brasília é considerada o terceiro pólo gastronômico do país. Quem vem a Brasília, dificilmente escapa de conhecer o aglomerado de empreendimentos gastronômicos destinados ao prazer de uma boa refeição. Com o advento da globalização e a popularização dos meios de comunicação, todos querem expandir o seu negócio e torna-lo conhecido. Considerando a importância da integração entre os setores de turismo e gastronomia, buscou-se saber qual a relação mantida entre eles em Brasília. As estratégias promocionais utilizadas pelos empreendimentos gastronômicos e a percepção de seus dirigentes considerando a atividade turística na cidade de Brasília, é o cerne dessa pesquisa. A pesquisa abrange aspectos como: tipo de estabelecimento, tempo de conhecimento no ramo da gastronomia, conhecimento dos proprietários e/ou gerentes da importância do setor para o aumento do volume de vendas, dentre outros fatores. Atualmente, a realidade é outra, além dos empreendimentos gastronômicos terem que manter sua qualidade e sua clientela local precisam expandir e manter sua clientela turística. Assim, pretendeu-se analisar os empreendimentos gastronômicos, relacionando-os com a atividade turística existente na cidade; identificar e propor a interação entre os setores, intensificando desta forma, a diversificado cultural existente em Brasília, a qual está sendo descoberta não só pela sua vocação política, mas também por suas atrações turísticas, muitas idealizadas pelos traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e sua gastronomia, proveniente da miscelânea dos imigrantes que vieram para sua construção e que permanecem até os dias atuais.
Abstract: The tourism is one of the economy sectors, which has been rising nowadays around the world and it is not different in Brasília: the tourism in this city follows the world trends. The gastronomy is a branch that encloses cooking, drinking, the material used in feeding and generally all the cultural aspects which are associated to it. It interacts with the tourism in several ways, sometimes as an offer, which one became a tourist product, sometimes in the economic sector, as a source of income and job. The gastronomical enterprises are responsible for the production of delights and culture which attracts everyone and, stimulates both markets. Brasilia is considered the third gastronomical area of the country. Everyone who comes to Brasília hardly escapes from knowing the quantity of gastronomical enterprises destined to the pleasure of a good meal. With the globalization of the means of communication, everyone wants to expand her/his business and it has been becoming known. Considering the importance of the integration between the tourism and the sector of gastronomy, people tried to know what relation exists between them in Brasília. The promotional strategies used by the gastronomical enterprise and the perception of their controllers considering that the tourist activity in Brasília is the aim of this research. The research encloses aspects as: sort of establishment, time of knowledge in the branch of gastronomy, knowledge of owners and/or managers about the importance of the sector for the rising of sales. Currently, the reality is another. Besides the gastronomical enterprises have to keep their quality and their local clientele, they need to expand and keep their tourist clientele. Then it was intended to analyze the gastronomical enterprises, relating them to the tourist activity that exists in the city; identifying and proposing an interaction between the sectors, intensifying the variety of culture in Brasília, which has been being discovered not just by its political vocation, but also by its tourist attractions, which are idealized by the architecture of Oscar Niemeyer and Lúcio Costa, and its gastronomy, which is from the miscellany of immigrants who came for its building and remains here until now.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.174
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