Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielDeMeloSantos_tcc.pdf5,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da Transformada de Park para eliminação de harmônicas durante o processo de estimação de fasores em sistemas elétricos de potência
Autor(es): Santos, Gabriel de Melo Tavares dos
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto: Circuitos elétricos
Sistemas elétricos de potência
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: SANTOS, Gabriel de Melo Tavares dos. Estudo da Transformada de Park para eliminação de harmônicas durante o processo de estimação de fasores em sistemas elétricos de potência. 2016. x, 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Apresenta-se neste trabalho um estudo do uso da transformada de Park (TDQ) como uma etapa de pré-processamento de sinais medidos em sistemas elétricos a ser aplicada durante o processo de estimação fasorial de grandezas elétricas. O objetivo do algoritmo é minimizar o efeito da componente CC de decaimento exponencial bem como de harmônicas e inter-harmônicas nos sinais medidos, viabilizando a estimação de fasores mesmo em situações nas quais o nível de componentes não-fundamentais nos sinais é relevante. Para avaliar o desempenho da técnica, apresentam-se casos representativos da estimação dos fasores de correntes medidas em um sistema de 230 kV modelado no Alternative Transients Program (ATP). As saídas da etapa de pré-processamento baseada na TDQ são utilizadas como entradas de métodos de estimação de fasores disponíveis na literatura, a exemplo dos algoritmos de Fourier de um e meio ciclo, bem como de um algoritmo de janela curta que figura como um dos mais simples existentes. Dos resultados obtidos, conclui-se que a etapa de pré-processamento baseada na TDQ pode melhorar o desempenho de algoritmos de estimação de fasores, sendo indicado especialmente para sistemas com alto nível de harmônicas e inter-harmônicas.
Abstract: This work presents a study regarding the use of the Park's transformation (TDQ) as a preprocessing procedure of signals measured in electrical power systems to be applied during the phasor estimation of electric quantities. The goal of the algorithm is to minimize the effects caused by the DC decaying component, harmonics and inter-harmonics on the measured signals, allowing the phasor estimation, even in adverse scenarios in which there is a relevant level of non-fundamental components in the monitored waveforms. To evaluate the referred technique, representative cases related to the phasor estimation process of currents measured in a 230 kV power system modelled in the Alternative Transients Program (ATP) are presented. The output signals of the TDQ-based pre-processing stage are used as the input signals of phasor estimation methods, such as the Full- and Half-cycle Fourier transform, as well as a short window based technique, which is normally reported as one of the simplest techniques available in the literature. From the obtained results, it can be concluded that the TDQ-based preprocessing stage can improve the phasor estimation process, being indicated to systems with significant harmonic and inter-harmonic levels.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons