Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17396
Título: Smartphones e aplicativos : ferramentas pedagógicas no ensino de ciências naturais
Autor(es): Gonçalves, Graziela Pereira
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Práticas pedagógicas
Aplicativos
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Referência: GONÇALVES, Graziela Pereira. Smartphones e aplicativos: ferramentas pedagógicas no ensino de ciências naturais. 2015. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia apresenta uma proposta para promover a aprendizagem das ciências naturais a partir do letramento digital. Foram analisados aplicativos instalados em smartphones, exemplos de Tecnologias da Informação e Comunicação Móvel sem Fio – TIMS e que estão contextualizados com os temas abordados nas aulas de ciências naturais. Os participantes da pesquisa envolvem alunos dos anos finais vinculados à rede pública de ensino do Distrito Federal. Neste contexto, as TIMS incorporam como importantes ferramentas pedagógicas que auxiliam os professores e alunos na promoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, alterando a postura transferência-passividade para a mediação-atividade. Um desafio se considerarmos que nos últimos anos há inúmeras mudanças de hábitos das crianças e adolescentes que aderem com grande velocidade ao uso das TIMS.
Abstract: This monograph presents a proposal to promote learning of Natural Sciences starting from digital literacy. Applications installed on smartphones where analyzed, examples of Information Technology and wireless Mobil communication-TIMS which are contextualized within the issues approached in Natural Sciences classes. Elementary school students from public schools in Distrito Federal are involved in this research. In this context, TIMS incorporate as important educational tools that help teachers and students in the development of new strategies in the teaching-learning process for the metering-activity. A great challenge, if we consider that in the past years there were a number of changes in children and teenagers habits who adhere rapidly to the use of TIMS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GrazielaPereiraGoncalves_tcc.pdf780.2 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons