Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlavianaSouzaSilva_tcc.pdf586,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das novas tecnologias na formação multiletrada do aluno de inglês
Autor(es): Silva, Flaviana Souza
Orientador(es): Pereira, Ana Dilma de Almeida
Assunto: Letramento
Língua inglesa - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: SILVA, Flaviana Souza. A importância das novas tecnologias na formação multiletrada do aluno de inglês. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de aprendizado da língua inglesa com a introdução das novas tecnologias e busca o aprimoramento das práticas de ensino em aulas de línguas materna e estrangeira, buscando a interação em sala de aula. O ensino de uma língua estrangeira pode proporcionar ao estudante a oportunidade de engajamento e interação no mundo social, mas também o faz entrar em contato com outras culturas. A metodologia escolhida é a pesquisa qualitativa colaborativa de cunho etnográfico que conta com o procedimento de mútua cooperação em que o educador pesquisador estuda a situação e como participante e observador troca as informações e vivências com os participantes. Os resultados obtidos possibilitam observar que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa avalia a experiência na disciplina como positiva, pois perceberam a importância do uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, na realidade tecnológica em que vivemos. Os dados foram coletados através de um questionário realizado pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. A pesquisa foi feita com o objetivo de demonstrar a importância da multidisciplinaridade no ensino de Língua inglesa, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento do aluno com ênfase na utilização das novas tecnologias e contribuir para o ensino e conhecer melhor sobre os temas que estão relacionados com as tecnologias da informação e ao ensino de língua inglesa com o objetivo de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em aulas de línguas.
Abstract: This monograph presents relevant to the understanding of the English language learning process with the introduction of new technologies and seeking the improvement of teaching practices in classes maternal and foreign languages, aiming for the interaction in the classroom. The teaching of a foreign language can provide the student with the opportunity of engagement and interaction in the social world, but also makes contact with other cultures. The chosen methodology is collaborative ethnographic qualitative research that relies on mutual cooperation procedure in which the educator researcher studying the situation and as a participant and observer exchange information and experiences with the participants. The results allowed to observe that most students involved in the research evaluates the experience in the discipline as positive as it realized the importance of using new technologies in teaching and learning of foreign languages, technological reality in which we live. Data were collected through a questionnaire conducted by the students of Primary Education Centre 20 Ceilândia, administrative region of the Federal District. The survey was conducted in order to demonstrate the importance of multidisciplinary in English language teaching, as a practical model of experience and awareness, to improve practice in student development with emphasis on the use of new technologies and contribute to teaching and to know Best on the topics that are related to information technology and English language teaching with the aim of improving teaching practices in language classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons