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dc.contributor.advisorFerlim, Uliana Dias Campos-
dc.contributor.authorLima, Sarah Thamires Alves de-
dc.identifier.citationLIMA, Sarah Thamires Alves de. A relação corpo e movimento no aprendizado do canto: uma experiência com circlesongs. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objeto de estudo a relação corpo-voz-movimento no aprendizado do canto. Neste trabalho, a visão do aprendiz/estudante é priorizada. O campo de estudo para a verificação desta relação foi a prática de “Canto Coletivo Improvisado (Circlesongs)” tal como desenvolvida na Universidade de Brasília. O instrumento de coleta de dados foi entrevista com grupo focal, cujos participantes da prática de “Canto Coletivo Improvisado (Circlesongs)” se disponibilizaram voluntariamente a colaborar com suas ideias, percepções e sentimentos acerca do tema. No decorrer deste trabalho, utilizou-se de bibliografia que traz os conceitos de corpo e seus significados em diferentes áreas de estudo: os significados do corpo em perspectiva histórica e cultural ampla; o corpo em movimento no aprendizado; o corpo na educação musical; e por fim, o estudo do canto a partir de técnicas que se utilizam da relação corpo-voz-movimento como principal meio de aprendizado. Os resultados deste trabalho, baseados nas análises das entrevistas com dois grupos focais, e na revisão de literatura, apontam para a verificação de que a relação corpo-voz-movimento é reconhecida como de relevância para o aprendizado do canto destacando-se, os seguintes aspectos: a relação entre esses elementos é denominada de “orgânica e indivisível”, a valorização da liberdade como caminho para descobertas vocais, o auxílio na desinibição e controle de palco, indicação de melhora na compreensão rítmica, a possibilidade da expressão e criação de identidades vocais, a valorização do aprendizado coletivo, o movimento auxiliando o poder de concentração, a emergência de novas concepções sobre o que é música, o questionamento sobre métodos tradicionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordCanto - instrução e estudopt_BR
dc.titleA relação corpo e movimento no aprendizado do canto : uma experiência com circlesongspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-11T14:15:51Z-
dc.date.available2017-07-11T14:15:51Z-
dc.date.submitted2016-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17380-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to study the relation between body, voice and movement in the learning of singing. In this work, the perspectives of learners/students are prioritized. The practice of "Improvised Collective Singing" (Circlesongs), as developed at the University of Brasilia, was the field of study. The data collection instrument was the focus group interview, in which the participants of the "Improvised Collective Singing" practice volunteered to collaborate with their ideas, perceptions and feelings about the theme. In the course of this work, we used a bibliography that brings the concepts of body and its meanings in different areas: the meanings of the body in a broad historical and cultural perspective; the body in motion as learning; the body in musical education; and finally, the learning of singing from techniques that use the body-voice movement relationship as the main medium. The resulsts of this study, based on the groups focus interviews and literature review, points the relation body-voicemovement can support the learning of singing and follow these aspects: the relation is denominated “organic and indivisible”, there is the value of the freedom for vocal development, these relation supports in disinhibition and control on performing, there is the improvement in rhythmic comprehension, the posssibility of expression and creation on vocal identities, the valorization of collective learning, the movement assists the power of concentration, the emergence of new conceptions about music and the questioning about traditional methods.pt_BR
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