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Título: Reciclagem de pilhas e baterias como temática ambiental : CTS para o estudo de Eletroquímica
Autor(es): Lima, Lorena Cristina da Cruz
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Educação ambiental
Química - estudo e ensino
Eletroquímica
Lixo eletrônico
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: LIMA, Lorena Cristina da Cruz. Reciclagem de pilhas e baterias como temática ambiental: CTS para o estudo de Eletroquímica. 2011. 39 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O tema reciclagem é um assunto bastante abordado atualmente devido à preocupação da sociedade com o meio ambiente, principalmente sobre a destinação final do lixo eletrônico. Pensando nisso este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar sugestões de atividades para o ensino do conteúdo de eletroquímica contextualizado com a temática de Reciclagem de pilhas e baterias usadas. Essas atividades foram fundamentadas nos princípios do Ensino CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade) e da Educação Ambiental. Para o desenvolvimento das atividades são sugeridas aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas abordam tanto o conhecimento químico de eletroquímica quanto a discussão dos problemas causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, mostrando que a reciclagem é uma alternativa para solucionar esses problemas. A aula prática traz o experimento da pilha de Daniell para que os alunos possam a partir dessa pilha mais simples, entender o funcionamento das pilhas comerciais. O primeiro capítulo traz a fundamentação teórica sobre o Ensino CTS e a educação ambiental com seus principais enfoques. O segundo capítulo faz uma revisão sobre os impactos ambientais e da saúde causados pelo descarte inadequado das pilhas e baterias, a legislação brasileira vigente a respeito do gerenciamento das pilhas e baterias e os processos de reciclagem existentes. E no terceiro capítulo é apresentada a proposta de ensino com metodologias e objetivos, descrevendo várias sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula entre elas estão experimentos, vídeos, discussões de textos, buscando sempre deixar a aula dinâmica em que os alunos possam participar expondo suas idéias sobre o assunto e esclarecendo suas dúvidas. Apesar dessas sugestões não terem sido aplicadas em sala de aula, podem ser uma alternativa para o ensino de eletroquímica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1738
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