Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BrunoSanclerAlvesVale.pdf62,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resgate de saberes populares no ensino de Química : produção artesanal de geléia de morango
Autor(es): Vale, Bruno Sancler Alves
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Química - estudo e ensino
Cultura popular
Geléia
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 2-Ago-2011
Referência: VALE, Bruno Sancler Alves. Resgate de saberes populares no ensino de Química: produção artesanal de geléia de morango. 2011. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Nos últimos anos, o ensino de ciências tem apresentado diversos problemas. De um modo geral a aprendizagem de ciências tem sido considerada insatisfatória. Analogamente, o ensino de Química também apresenta dificuldades. Nos últimos anos, diversas têm sido as propostas com a finalidade minimizar essas dificuldades e estimular o aprendizado da Química, transformando essa tarefa em uma atividade prazerosa para professores e alunos. Esta investigação se enquadra como uma tentativa de minimizar um desses problemas relacionados ao Ensino de Química, mais especificamente a desvinculação sobre o conhecimento químico e a vida cotidiana, fornecendo alternativas e subsídios para estimular o interesse dos alunos pela Química. Assim, este trabalho teve como objetivo a investigação de um local de produção caseira e em pequena escala de geléia de morango. Surge como uma proposta alternativa de ensino, que possa incentivar, não apenas os estudantes, mais os professores e os pequenos produtores. Através de cálculos simples abordados nesse trabalho, constatouse que a produção de geléia de morango caseira, nesse contexto de produção, se mostrou uma atividade altamente rentável. Portanto, a produção artesanal de geléia de morango abre um leque de possibilidades de ensino interdisciplinar e investigação prática que pode auxiliar os professores a trabalhar de forma contextualizada, aproximando-se da realidade dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons