Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17347
Título: | Letramento literário : reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional |
Autor(es): | Lima, Keila Farias |
Orientador(es): | Pereira, Iêda Maria Vilas Bôas |
Assunto: | Leitura Orientação educacional Interesses na leitura Letramento |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 10-Jul-2017 |
Referência: | LIMA, Keila Farias. Letramento literário: reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho apresenta algumas importantes reflexões acerca da leitura, do letramento literário, da família e do papel do orientador educacional. O que a família pensa sobre a questão do letramento literário? Será que elas compreendem a importância de leitura literária para a formação de seus filhos? Vemos muitos pais reclamarem de dinheiro na hora de comprar um livro para o professor desenvolver um projeto de leitura, mas não poupam esforços para darem aos seus filhos tablets e smartphones. E o que os jovens estudantes pensam a respeito da leitura hoje? Será que gostam de ler? A família oportuniza momentos para que os filhos tenham tranquilidade para ler? Fica o questionamento se na rotina dessas famílias há espaços de lazer que envolve a leitura de livros, se há ocasiões na qual se compartilham as histórias da família, dos antepassados. Qual a dinâmica que existe na família para se chegar na experiência da leitura? Pensando nesses pontos como importantes para a formação de um letramento literário, este trabalho propõe uma reflexão para compreender, ou ao menos conseguir um novo olhar sobre o tema: Letramento Literário: reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons