Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KeilaFariasLima_tcc.pdf511,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento literário : reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional
Autor(es): Lima, Keila Farias
Orientador(es): Pereira, Ieda Maria Vilas Bôas
Assunto: Leitura
Orientação educacional
Interesses na leitura
Letramento
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 10-Jul-2017
Referência: LIMA, Keila Farias. Letramento literário: reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta algumas importantes reflexões acerca da leitura, do letramento literário, da família e do papel do orientador educacional. O que a família pensa sobre a questão do letramento literário? Será que elas compreendem a importância de leitura literária para a formação de seus filhos? Vemos muitos pais reclamarem de dinheiro na hora de comprar um livro para o professor desenvolver um projeto de leitura, mas não poupam esforços para darem aos seus filhos tablets e smartphones. E o que os jovens estudantes pensam a respeito da leitura hoje? Será que gostam de ler? A família oportuniza momentos para que os filhos tenham tranquilidade para ler? Fica o questionamento se na rotina dessas famílias há espaços de lazer que envolve a leitura de livros, se há ocasiões na qual se compartilham as histórias da família, dos antepassados. Qual a dinâmica que existe na família para se chegar na experiência da leitura? Pensando nesses pontos como importantes para a formação de um letramento literário, este trabalho propõe uma reflexão para compreender, ou ao menos conseguir um novo olhar sobre o tema: Letramento Literário: reflexões a partir da perspectiva da orientação educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons