Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvoneMartirDeAndrade_tcc.pdf229,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIvo, Elda Alves Oliveira-
dc.contributor.authorAndrade, Ivone Mártir de-
dc.identifier.citationANDRADE, Ivone Mártir de. A contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesa. 2015. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Licenciatura em Letras - Português, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar possíveis sugestões metodológicas ou estratégias sobre como o gênero poesia pode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. A escolha para tratar desse tema se insere em um contexto em que esse gênero é quase esquecido ou mesmo havendo um certo preconceito por parte de alunos e professores em trabalhá-lo em sala de aula. Nessa perspectiva, este trabalho traz como recorte as seguintes questões de pesquisa: O que é poesia? Para que serve? Como adotar a poesia como prática de letramento na sala de aula no ensino de nossa língua? Com base nessa questão investigativa, os dados coletados e analisados se constituem de reflexões teóricas de alguns autores que se dedicaram a esse tema. Nesse sentido, a metodologia se caracteriza como bibliográfica. O aporte teórico considera as contribuições de, entre outros autores, os trabalhos de Antunes (2009), Olímpo (2008), e Silva e Jesus (2011), além dos PCNs de Língua Portuguesa.Os resultados das análises dos dados de pesquisa evidenciam que assim como a poesia pode ser definida como exploração máxima das palavras a mesma pode ser melhor utilizada para a interpretação dos sentidos possíveis de nossa língua e jamais de regras gramaticais. Para pesquisas futuras a pesquisa aponta como direcionamentos trabalhar mais a poesia com a oralidade através da entonação, os gestos e acionar conhecimentos prévios, não se restringindo a interpretações fixas e focar só na vida do autor para. Assim os alunos poderão realmente apreciar o gênero poesia e serem levados a conclusão que o que ele promete é sobretudo o prazer, o arrebatamento de sentimento e a contemplarem o mundo de outra forma, mais bela e sensível.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPoesiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-10T15:12:49Z-
dc.date.available2017-07-10T15:12:49Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17346-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons