Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvoneMartirDeAndrade_tcc.pdf229,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesa
Autor(es): Andrade, Ivone Mártir de
Orientador(es): Ivo, Elda Alves Oliveira
Assunto: Poesia
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Jul-2017
Referência: ANDRADE, Ivone Mártir de. A contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesa. 2015. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar possíveis sugestões metodológicas ou estratégias sobre como o gênero poesia pode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. A escolha para tratar desse tema se insere em um contexto em que esse gênero é quase esquecido ou mesmo havendo um certo preconceito por parte de alunos e professores em trabalhá-lo em sala de aula. Nessa perspectiva, este trabalho traz como recorte as seguintes questões de pesquisa: O que é poesia? Para que serve? Como adotar a poesia como prática de letramento na sala de aula no ensino de nossa língua? Com base nessa questão investigativa, os dados coletados e analisados se constituem de reflexões teóricas de alguns autores que se dedicaram a esse tema. Nesse sentido, a metodologia se caracteriza como bibliográfica. O aporte teórico considera as contribuições de, entre outros autores, os trabalhos de Antunes (2009), Olímpo (2008), e Silva e Jesus (2011), além dos PCNs de Língua Portuguesa.Os resultados das análises dos dados de pesquisa evidenciam que assim como a poesia pode ser definida como exploração máxima das palavras a mesma pode ser melhor utilizada para a interpretação dos sentidos possíveis de nossa língua e jamais de regras gramaticais. Para pesquisas futuras a pesquisa aponta como direcionamentos trabalhar mais a poesia com a oralidade através da entonação, os gestos e acionar conhecimentos prévios, não se restringindo a interpretações fixas e focar só na vida do autor para. Assim os alunos poderão realmente apreciar o gênero poesia e serem levados a conclusão que o que ele promete é sobretudo o prazer, o arrebatamento de sentimento e a contemplarem o mundo de outra forma, mais bela e sensível.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Licenciatura em Letras - Português, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons