Título: | As meninas que cumprem medida de internação : uma interface entre gênero e proteção integral do sistema socioeducativo |
Autor(es): | Martins, Renata Monteiro |
Orientador(es): | Leal, Maria Lúcia Pinto |
Assunto: | Medidas socioeducativas Adolescentes (Meninas) Assistência a menores |
Data de apresentação: | 31-Ago-2016 |
Data de publicação: | 7-Jul-2017 |
Referência: | MARTINS, Renata Monteiro. As meninas que cumprem medida de internação: uma interface entre gênero e proteção integral do sistema socioeducativo. 2016. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A doutrina da proteção integral, base do Estatuto da Criança e do Adolescente, consiste em garantir os direitos referentes à sobrevivência, desenvolvimento pessoal e social, integridade física, psicológica e moral. O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescentes que praticam atos infracionais. O objeto deste estudo se refere “As meninas que cumprem medida de internação: Uma interface entre gênero e proteção integral no sistema socioeducativo”. O objetivo geral é analisar como as produções científicas têm tratado da garantia da proteção de direitos das meninas que cumprem medida de internação e se as mesmas têm abordado as desigualdades de gênero presentes na execução da política de socioeducação. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter explicativo e descritivo. Os resultados deste estudo apontam que os autores se fundamentaram sobretudo na perspectiva da teoria critica da criminalização e do debate feminista. A questão da discriminação de gênero está presente nas produções, principalmente nas questões relativas a visitas intimas em que os autores verificam uma diferenciação na oferta desse serviço às meninas e aos meninos. Outro ponto considerado por eles como discriminação de gênero foi em relação à oferta de cursos profissionalizantes. A pesquisa evidenciou que a menina autora de infração penal está à margem da sociedade, em situação de risco social e também pessoal, pois a grande maioria já sofreu ou sofre com violência dentro do seio familiar, sendo que na esfera pública, a sociedade também a flagela, fazendo com que estas tenham seus direitos e individualidades desrespeitados, desconsiderados. |
Abstract: | The doctrine of full protection, the Statute of the base of Children and Adolescents, is to ensure the rights related to survival, personal and social development, physical, psychological and moral. The National System of Socio-Educational Services regulates the implementation of measures aimed at teenagers who practice illegal acts. This work deals with the theme "Girls who meet admission measure: An interface between gender and full protection of the socio-educational system" and theoretically based on literature related to the subject review. The general objective is to analyze how scientific publications have dealt with the guarantee of girls rights protection that meet as hospitalization and whether they have addressed gender inequalities present in the implementation of socio-educational policy. a qualitative research, explanatory and descriptive It was developed. The results of this study indicate that gender discrimination is present in the productions, especially on issues related to intimate visits in which the authors verify a differentiation in the provision of that service to girls and boys. Another point considered by them as gender discrimination was related to the provision of vocational courses. The research showed that the criminal offense of author girl is on the margins of society, social risk and also personal, as the vast majority have suffered or suffer from violence within the family, and in the public sphere, society also scourges, making these have their rights and individuals disrespected, disregarded. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|