Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaDelgadodeVasconcelos_tcc.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As instablogueiras e a publicidade para o público jovem e adolescente
Autor(es): Vasconcelos, Fernanda Delgado de
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Mídia social
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Comunicação de massa - influência
Publicidade e adolescentes
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 6-Jul-2017
Referência: VASCONCELOS, Fernanda Delgado de. As instablogueiras e a publicidade para o público jovem e adolescente. 2016. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O crescimento das mídias digitais e a consequente inserção da publicidade nas redes sociais e nos aplicativos para smartphone trouxeram uma aproximação consumidor-marca jamais vista anteriormente. A publicidade, então, encontra nisso uma oportunidade, principalmente quando se trata de divulgar produtos direcionados ao público jovem e adolescente. As marcas, ao perceberem que seu público alvo investe diariamente grande parte do seu tempo no acompanhamento de conteúdos postados pelas chamadas webcelebridades, passaram a ver os perfis pessoais dessas personalidades como veículos de comunicação para a publicidade de seus produtos, já que esses personagens acabaram adquirindo a posição de formadores de opinião, tidos como influenciadores ou intermediadores culturais e, por conseguinte, potenciais advogados de marcas. Neste trabalho, busca-se, portanto, fazer um estudo da publicidade feita para o público adolescente por meio dos perfis pessoais de webcelebridades nas redes sociais, especificamente no Instagram, que obtém destaque entre estas no que diz respeito a esse tipo de publicidade.
Abstract: The growth of digital media and its consequent insertion of publicity in social networks, as well as apps for smartphones, brought a never before seen consumer market proximity. Publicity, then, finds itself an opportunity, mainly when it comes to advertising products directed to teenagers and young adults. As brands noticed that their target audience invests daily a great deal of time following content posted by the so called web celebrities, they began seeing people’s personal profiles as means of communication for their products’ publicity, given that these characters ended up acquiring the position of digital influencers, since they are portrayed as such and also cultural intermediaries, therefore, potential brand advocates. This project seeks, thus, to make a study of publicity done for the teenage audience through the personal profiles of web celebrities in social media, specifically Instagram, which stands out among these social media in regards to this type of publicity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons