Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17313
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ShesnaLyraConrado_tcc.pdf3,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Livro de visitas : o deslocamento do efeito Cubo Branco
Autor(es): Conrado, Shesna Lyra
Orientador(es): Regiani, Ruth Moreira de Sousa
Assunto: Exposições de arte
Arte moderna Séc. XX
Obra de arte
Instalações (Arte)
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 6-Jul-2017
Referência: CONRADO, Shesna Lyra. Livro de visitas: O deslocamento do efeito Cubo Branco. 2016. [47] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa parte da investigação poética sobre a forma de apresentação da obra de arte no espaço expositivo institucional e os efeitos do seu deslocamento para um outro lugar, produzidos pela instalação Livro de Visitas. A instalação aponta para o caráter cênico e ideológico da neutralidade do Cubo Branco, frequentemente adotado como modelo expositivo em galerias de arte. Criada a partir da montagem de elementos cênicos, estrategicamente articulados, a instalação delimita o espaço de exposição de uma serie de fotos em meio a um lugar de passagem pública. A pesquisa engaja uma reflexão teórica sobre circuitos e sistemas da Arte e propõe a noção de artista e espectador como atores da exposição. Analisa-se obras de artistas contemporâneos que utilizam ferramentas provenientes do espaço expositivo institucional e de artistas que efetivamente decidem sair desse espaço.“Livro de Visitas” propõe uma aproximação entre o espaço expositivo e a obra, não apenas como suporte de exibição, mas também como conteúdo na produção de sua poética, e ressalta particularidades do espaço, ampliando a atuação do campo da arte.
Abstract: The present research starts from the poetic investigation about the presentation of the work of art in the institutional exhibition space and the effects of its displacement to another place, produced by the installation “Livro de Visitas” (Guestbook). The installation points to the scenic and ideological character of the neutrality of the White Cube, often adopted as an exhibition model in art galleries. Created from the assembly of scenic elements strategically articulated, the installation delimits the space of exhibition of a series of photos in the middle of a place of public passage. The research engages a theoretical reflection on circuits and systems of Art and proposes the notion of artist and spectator as actors of the exhibition. I analyze works by contemporary artists who use tools from the institutional exhibition space and artists who effectively decide to leave this space.“Livro de Visitas” (Guestbook) proposes an approximation between the exhibition space and the work of art, not only as a support for exhibition, but also as content in the production of his poetics, and emphasizes particularities of the space where is located, expanding the action field of art.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte, 2016.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons