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Título: A utilização do sistema de patentes como fonte de informação tecnológica
Autor(es): Silva, Rachel Bezerra Góes e
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Patentes
Propriedade industrial
Propriedade intelectual
Informação tecnológica
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 2-Ago-2011
Referência: SILVA, Rachel Bezerra Góes e. A utilização do sistema de patentes como fonte de informação tecnológica. 2011. 39 f. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Na atual conjuntura, não há como falar em desenvolvimento sem falar em produção industrial, pois o crescimento de um país depende em grande parte de seu progresso tecnológico. Sendo assim, é necessário que haja também um engajamento de diversos setores da sociedade, tendo as instituições de ensino um papel de destaque pela contribuição na formação social. As Instituições de Ensino Superior dentro das atividades de ensino, pesquisa e extensão vêm desenvolvendo projetos em diversas áreas do conhecimento, os quais podem contribuir de forma significativa para a geração de novas tecnologias e proporcionando melhorias no desenvolvimento humano. Tais instituições, além da função de ensinar, possuem a responsabilidade social de formar profissionais conscientes e disseminadores, objetivando o desenvolvimento sustentável por meio da integração das diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre propriedade intelectual e propriedade industrial, destacando o papel das patentes como fonte de informação tecnológica, não só para a comunidade acadêmica, mas também para os inventores independentes, empresários, futuros empresários, enfim para os interessados em explorar as tecnologias advindas das pesquisas científicas. Também foi realizado um levantamento de patentes depositadas por professores da Universidade de Brasília, tendo como objetivo a identificação e análise dos distintos tipos de pesquisas nesta Universidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1731
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