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Título: A importância da coordenação pedagógica na aplicação de práticas interdisciplinares para o letramento no ambiente escolar
Autor(es): Badú, Neiva de Oliveira
Orientador(es): Corgosinho, Isabel Cristina
Assunto: Coordenação pedagógica
Letramento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: BADÚ, Neiva de Oliveira. A importância da coordenação pedagógica na aplicação de práticas interdisciplinares para o letramento no ambiente escolar. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa se constitui como um estudo de campo, no qual os dados foram coletados e analisados seguindo os princípios da Pesquisa Qualitativa e Interpretativista, segundo a teoria proposta por Santín Esteban (2010) e Moreira e Caleffe (2006). O estudo foi realizado em uma escola pública da SEDF, com o grupo docente das Séries Finais da mesma, na cidade de Planaltina/DF. O estudo pautouse em três eixos: papel do coordenador pedagógico, interdisciplinaridade e letramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados os instrumentos: análise documental, questionários, observação e entrevistas. O objetivo geral foi identificar a importância da coordenação pedagógica, no âmbito escolar, como fator preponderante para o trabalho interdisciplinar e para disseminação de práticas que viabilizem o letramento dos alunos, identificando fragilidades e potencialidades desse espaço dialógico. Buscou-se analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica, para o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem, segundo a concepção dos professores colocando a mediação do coordenador e do espaço da coordenação pedagógica como decisivos no estudo, planejamento e culminância dos projetos interdisciplinares na escola. Dentre os avanços, destacam-se: estudo coletivo, formação em serviço. As tensões estão relacionadas com a fragilidade no aprofundamento teórico-prático dos docentes, espaço físico inadequado, falta de material e recurso pedagógico, insuficiência de contingente, desmotivação e desvalorização por parte do Governo. Essa pesquisa é, enfim, colaborativa, pois o trabalho é desenvolvido por um grupo de profissionais que, compartilhando interesses comuns, trabalham juntos em uma investigação. As reflexões sinalizadas nesta pesquisa pretendem contribuir para o engajamento de todos na coordenação pedagógica para que esse espaço dialógico possa ser visto como fundamental nas práticas interdisciplinares e de letramento do corpo discente.
Abstract: The present research is built as a field study, in which information was collected and analysed according to the principles of the Qualitative Interpretation Research, according to the theory posed by Santín Esteban (2010) and Moreira and Caleffe (2016). The research took place in a public school, with a group of its professors for Later Grades, in the town of Planaltina (DF). The study was guided by three pillars: the role of the pedagogical coordinator, interdisciplinarity and literacies. For its realization, the following resources were employed: documental analysis, questionnaires, observation and interviews. The general objective was to identify the importance of the pedagogical coordination in a school environment, with na emphasis on interdisciplinary work and the dissemination of practices that enable the literacies of students, itendifying the fragilities and potential of this dialogic space. It sought to analyse the contribuitions of the Pedagogical Coordination to the interdisciplinary process of teaching and learning, according to the conception of professors, placing the mediation of the coordinator and the space for the pedagogical coordination as decisive in the study, planning and execution of the school’s interdisciplinary projects. Among the advances, stood out: collective study and training in service. The tensions found were related to the fragility in the theoretical and practical depth of the teachers, inadequate physical installations, lack of material and pedagogical resources, insufficient contingent, demotivation and devaluation by the Government. This research is, ultimately, collaborative, because its is carried out by a group of professionals qho, sharing common interests, work together in an investigation. The thoughts expressed in this research aim to contribute to the engagement of everyone in the pedagogical coordination, so that this dialogic space can be seen as fundamental for the teachers’s interdisciplinary practices and literacies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



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