Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcelHigorTiburcio_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos alunos das dificuldades na conclusão do trabalho de conclusão de curso na graduação em Ciências Contábeis
Autor(es): Tibúrcio, Marcel Higor da Silva
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Ensino superior - pesquisa
Monografias
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: TIBÚRCIO, Marcel Higor da Silva. Percepção dos alunos das dificuldades na conclusão do trabalho de conclusão de curso na graduação em Ciências Contábeis. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Segundo Silva (2002), o futuro bacharel em Ciências Contábeis necessita de uma formação generalista, construtora e que busca descobertas, deve ser crítico e criativo e para isso sua formação deve ter base na pesquisa. Entretanto, o que se verifica é uma expressiva taxa de reprovação dos alunos desse curso da Universidade de Brasília na disciplina correspondente ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Tendo esse motivador, busca-se identificar, na percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB, as dificuldades encontradas na realização do TCC. Para tanto, foi solicitado o preenchimento online de questionário a uma população de 510 alunos, que se referem aos matriculados no TCC no período de 2º/2013 a 1º/2016, sendo que, dessa população, faz-se necessário distinguir dois grupos de alunos. O grupo A, composto por alunos que foram aprovados no TCC em uma tentativa, e o grupo B, alunos que não o concluíram no prazo pelo menos uma vez e reprovaram, portanto. Do grupo A, foram recebidas 128 respostas ao questionário e do B, 42. Como principais resultados, percebe-se que a maioria dos respondentes do grupo B é do sexo masculino, havendo também alto índice de reprovação dos alunos do período noturno e dos que trabalham mais de 20 horas semanais. Foram identificadas dificuldades nos dois grupos, destacando-se a definição do problema e do tema. A orientação não representa dificuldade para a maioria e atividades como participar de programas de incentivo à pesquisa despertam pouco interesse nos alunos durante o curso.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons