Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaDeMelloDuarte_tcc.pdf40,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise técnico-econômica acerca da implementação de geração solar fotovoltaica no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte
Autor(es): Duarte, Mariana de Mello
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Energia solar
Sistema fotovoltaico
Eficiência energética
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 27-Jun-2017
Referência: DUARTE, Mariana de Mello. Análise técnico-econômica acerca da implementação de geração solar fotovoltaica no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte. 2016. 136 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A preocupação com as mudanças climáticas levou à criação de organizações globais para que se discutissem alternativas de desenvolvimento sustentável. Os debates internacionais apontam como tendência o investimento em geração solar fotovoltaica e em eficiência energética. Nesse contexto surge, no Distrito Federal, o Programa Brasília Solar da Secretaria do Meio Ambiente. Dentre outros segmentos, o programa almeja estimular a instalação de sistemas fotovoltaicos (SFVs) em escolas públicas do DF, e é justamente nesse recorte que o trabalho se baseia. O objetivo do trabalho é sugerir uma solução técnica e financeiramente viável para energizar 100% de uma escola pública utilizando um SFV e a partir desse estudo de caso, recomendar uma metodologia de projeto que seja implementável nas demais escolas. Dessa forma, escolheu-se para o estudo uma escola representativa dentre o grupo elencado pela Secretaria de Educação, utilizando-se o critério de consumo por aluno. O estudo de caso foi realizado, portanto, sobre o Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte. Após coleta de dados, escolha do telhado para instalação do SFV e modelagem 3D do local, duas soluções são propostas: o Caso 1 analisa a implantação de um arranjo fotovoltaico de 63,6 kWp, dimensionado a partir dos registros de consumo de energia da escola; o Caso 2 sugere a substituição das lâmpadas fluorescentes da escola por lâmpadas de LED e, após estimar o novo consumo de energia reduzido, projeta um SFV de 40,28 kWp para o CEMTN. Após realizar análise econômica de ambas as soluções e compará-las entre si, conclui-se que a melhor alternativa é se implantar o SFV em conjunto com medidas de eficiência energética, como na metodologia do Caso 2, cujo investimento inicial é R$ 117.076,83 mais barato que o referente ao Caso 1. Adicionalmente, o VLP calculado, à uma TMA de 7,5% é de R$ 233.943,99, a TIR é de 14,90% a.a. e o Tempo de Retorno do Investimento é de 8,74 anos. Assim, além do custo inicial do projeto ser barateado, ele se torna economicamente mais vantajoso no longo prazo aliando ainda a ocupação de uma área menor pelo SFV, que exigirá também uma manutenção menos onerosa.
Abstract: The concern with climatic changes leaded to the creation of global organizations with the aim to discuss alternatives for sustainable development. International debates point out the investment in photovoltaic energy and energy efficiency as a tendency. The Brasilia Solar Program comes up in that context. Among other segments, the program aims to stimulate the installation of photovoltaic systems (PVS) in public schools, and that is exactly the field approached by this study. The main goals of this study is to suggest a technical and economical feasible solution to power 100% of the school’s loads and then recommend a project methodology applicable to the remaining schools. Thus the school chosen to base the study was the most representative one among the group selected by the SE accordingly with the criteria of energy consumption per student, which is the Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte. Two different solutions are given: Case 1 analyses the implementation of a 63.6 kWp PV system, projected based on the consumption registered for the school; Case 2 recommends the replacement of all of the fluorescent lamps used in the school by LED lamps and only then designs a 40.28 kWp PV system to power the school’s new estimated energy consumption. After the economical analysis and comparison between both alternatives, the outcome is that Case 2 presents the best solution for the situation, with an inicial investment cost R$ 117.076,83 lower than Case 1’s. The calculated LPV considering an interest rate of 7,5% is of R$ 233.943,99, the IRR is of 14,90% and the discounted payback period is of 8,74 years. Besides the lower initial cost of the system, in Case 2 the project becomes more economically advantageous in a long term scenario. In addition, the PV system projected is more compact, so it occupies a smaller area, and hence, requires a less costly maintenance.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons