Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseMiltonDosSantos_tcc.pdf617,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura e a escrita como agentes facilitadores das práticas sociais na Escola Rural Rio Preto / Distrito Federal
Autor(es): Santos, José Milton Alves dos
Orientador(es): Alves, Eliana Maria Sarreta
Assunto: Educação do campo
Leitura e escrita
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 26-Jun-2017
Referência: SANTOS, José Milton Alves dos. A leitura e a escrita como agentes facilitadores das práticas sociais na Escola Rural Rio Preto / Distrito Federal. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O enfoque desta pesquisa é a leitura e a escrita como elementos que possibilitam as práticas sociais na escola pública Centro de Ensino Fundamental Rio Preto, situada na zona rural de Planaltina/DF. Foram abordados alguns cenários de sala de aula de alunos do 6º ano em relação à perspectiva do letramento. O fator determinante para este estudo foi evidenciar a necessidade de todos os professores estarem familiarizados com as mais diversas estratégias facilitadoras da leitura. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento dos pressupostos teóricos que o embasam. Também se fez uso da observação em sala de aula e de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos apontam deficiências nos métodos tradicionais usados pela professora em relação à leitura e à escrita em sala de aula, onde infelizmente o processo de ensino-aprendizagem não ocorre de forma eficaz devido a abordagem que foge do contexto social dos alunos, habitantes de uma zona rural, que aspiram ver nas aulas algo diferente, assuntos que estejam dentro de suas realidades. Assim, este estudo traz à reflexão a importância de se aperfeiçoar a metodologia de ensino no Centro de Ensino Fundamental Rio Preto, para que desenvolvam atividades que propiciem seus alunos progredirem em relação ao desenvolvimento de habilidades leitoras, devem ainda incentivar práticas pedagógicas que realmente visem a formação de um sujeito leitor e trabalhar juntamente com os professores em busca de estratégias para desenvolver o trabalho proposto, além de fornecer as condições que são necessárias para que a prática de letramento se torne realidade nesta instituição de ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons