Referência: | THIMOTEO, João Roberto Pias. O lúdico, jogos e brincadeiras: motivação ou prazer na educação infantil?. 2015. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | As brincadeiras e os jogos em sala de aula possibilitam a troca de experiências, o manuseio e a descoberta de novos conceitos e práticas no convívio escolar, maior flexibilidade na relação das crianças em suas práticas educacionais como elementos de construção social e interdisciplinar? A ludicidade tornou-se um assunto que conquistou espaço no panorama nacional, principalmente, na educação infantil,por ser um artifício essencial o lúdico permiti realizar um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. O mundo e a cultura das crianças mudaram. As expectativas e exigências a que elas estão sujeitas multiplicaram-se. São outros os brinquedos que lhes são oferecidos, com os quais elas ocupam o tempo. As crianças da atualidade têm outro jeito de brincar, imaginar, sofrer, pensar e construir sua realidade infantil. As experiências e vivências infantis estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente que qualquer outra época. A criança, através, do brinquedo, tem a oportunidade de vivenciar as diferentes situações que ele proporciona, dessa forma ela pode se posicionar diante do outro, como também diante do objeto e do mundo a que ela pertence e o qual a circunda. Assim, ela aprende e se enriquece através dos conteúdos dispostos pelo brinquedo e suas respostas ficam menos automáticas, originando as atividades motoras voluntarias. Ao brincar a criança estimula a inteligência porque este ato faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva a sua criatividade, assim como possibilita o exercício de concentração, atenção e engajamento. A autoestima e a aceitação são reforçadas, as induzem para as tentativas diante das dificuldades e o melhor é que juntos encontram caminhos para superá-las. |