Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17268
Título: Formação de professores de escolas rurais : a leitura e a escrita como prática social de letramento
Autor(es): Souza, Osvaldo Pereira de
Orientador(es): Alves, Eliana Maria Sarreta
Assunto: Leitura e escrita
Letramento
Professores - formação continuada
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 26-Jun-2017
Referência: SOUZA, Osvaldo Pereira de. Formação de professores de escolas rurais: a leitura e a escrita como prática social de letramento. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de investigação o uso da leitura e da escrita como prática social de letramento para a formação continuada de professores do 6º ano do Ensino Fundamental, em particular, da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, com foco na disciplina de Língua portuguesa, como também na disciplina de História, por entender que é uma disciplina que atua com a mediação de textos escritos. O cenário da pesquisa bibliográfica que serviu de apoio foi uma escola rural do Distrito Federal, localizada às margens da Br 060 na cidade de Engenho das Lages. Apesar de a pesquisa ser de cunho bibliográfico, houve a necessidade de compreender como a leitura e a escrita é trabalhada no contexto real da escola. A fim de procurar saber como o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita acontece no contexto escolar. A entrevista, in loco, teve como sujeito participante da entrevista a supervisora escolar, que serviu como sujeito principal de interlocução dessa pesquisa, por exercer a função de controle e acompanhamento da realidade didático-pedagógica da escola, por sua vez contribuiria com informações relevantes a serem comparadas com os apontamentos dos aportes teóricos pesquisados. Os resultados da entrevista serviram de dados comparativos para sugestão de uma proposta de formação continuada de professores, com fins de melhoramentos no processo do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no contexto de uma escola rural, envolvendo os componentes curriculares da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, num modelo interdisciplinar, o que não impede de ser aproveitada para outras experiências, em outras áreas de conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_OsvaldoPereiraDeSouza_tcc.pdf875,62 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons