Título: | Letramento cartográfico : contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º ano |
Autor(es): | Vasco, Claudia Carvalho de Freitas |
Orientador(es): | Silva, Edineide dos Santos |
Assunto: | Geografia - estudo e ensino Cartografia |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 26-Jun-2017 |
Referência: | VASCO, Claudia Carvalho de Freitas. Letramento cartográfico: contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º ano. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em escola pública do Distrito Federal, e buscou identificar, por meio de atividades de noções básicas de cartografia (orientação e localização geográfica – pontos cardeais), as competências dos alunos, acerca do letramento cartográfico e as contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora, bem como, a intervenção por meio de sequências didáticas para desenvolvê-las. Observou também, como a prática pedagógica pode contribuir para o sucesso ou fracasso do ensino aprendizagem, sugerindo avaliação constante não só da aprendizagem dos educandos, mas também, de toda a prática docente. O trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa/etnográfica. Os resultados demonstraram que inúmeros aspectos da organização e planejamento das aulas, como por exemplo, a interdisciplinaridade, e a qualidade das atividades elaboradas numa perspectiva dos multiletramentos, contribuem significativamente para uma aprendizagem duradoura, ou seja, uma aprendizagem capaz de interagir com a pluralidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|