Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudiaCarvalhoVasco_tcc.pdf2,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento cartográfico : contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º ano
Autor(es): Vasco, Claudia Carvalho de Freitas
Orientador(es): Silva, Edineide dos Santos
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Cartografia
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 26-Jun-2017
Referência: VASCO, Claudia Carvalho de Freitas. Letramento cartográfico: contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º ano. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho foi realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em escola pública do Distrito Federal, e buscou identificar, por meio de atividades de noções básicas de cartografia (orientação e localização geográfica – pontos cardeais), as competências dos alunos, acerca do letramento cartográfico e as contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora, bem como, a intervenção por meio de sequências didáticas para desenvolvê-las. Observou também, como a prática pedagógica pode contribuir para o sucesso ou fracasso do ensino aprendizagem, sugerindo avaliação constante não só da aprendizagem dos educandos, mas também, de toda a prática docente. O trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa/etnográfica. Os resultados demonstraram que inúmeros aspectos da organização e planejamento das aulas, como por exemplo, a interdisciplinaridade, e a qualidade das atividades elaboradas numa perspectiva dos multiletramentos, contribuem significativamente para uma aprendizagem duradoura, ou seja, uma aprendizagem capaz de interagir com a pluralidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons