Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17262
Título: Violência escolar : influência da afetividade e da autoestima na identidade dos alunos
Autor(es): Bittencourt, Léa Azevedo
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Violência na escola
Afetividade
Professores e alunos
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Referência: BITTENCOURT, Léa Azevedo. Violência escolar: influência da afetividade e da autoestima na identidade dos alunos. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia foi elaborada partindo-se do desejo de aprofundar uma reflexão crítica sobre a violência escolar, e sobre as possíveis influências da afetividade na identidade do aluno e na violência escolar. Utiliza-se a metodologia qualitativa de cunho etnográfico crítico. A geração de dados foi feita através de questionários para os professores e para os alunos, foi feita, também, pesquisa bibliográfica envolvendo os temas: identidade, discurso e letramento crítico. Os resultados mostraram que os professores atribuíram como causas de violência escolar a desestruturação familiar e a sociedade violenta. Os alunos, por sua vez, pedem um maior envolvimento e acolhimento por parte dos professores. Conclui-se que o acolhimento recebido na escola, influencia na identidade dos alunos e, consequentemente, na redução da violência escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeaAzevedoBittencourt_tcc.pdf1.07 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons